Texto por Colaborador: Redação 18/12/2022 - 02:46

A Copa do Mundo de 2022 foi uma grande decepção para a maioria dos jogadores do Borussia Dortmund. Nenhum profissional do BVB chegou às semifinais com seu país. Os jogadores alemães ainda tiveram que fazer as malas após a fase de grupos. Outros atores, portanto, abriram caminho para a vitrine. Um deles é o holandês Cody Gakpo.

O atacante de 23 anos do PSV Eindhoven revelou-se uma das primeiras descobertas deste torneio. Na fase de grupos ele marcou uma vez em cada jogo pela Oranje. Ele convenceu com alta velocidade, um bom olho e um bom acabamento.

Seu desempenho na Copa do Mundo parece ser a consequência lógica de uma excelente primeira série em Eindhoven. Lá, Cody Gakpo marcou 13 gols e 17 assistências em 24 jogos. Portanto, não é de admirar que ele agora esteja sendo vinculado a uma transferência.

O jogador recorde da seleção alemã, Lothar Matthäus, teria o clube certo pronto. Ele acha que o BVB deveria bater na porta de Cody Gakpo. Em sua coluna no Sport-Bild, o comentarista de 61 anos joga com o pé direito como sucessor de Jude Bellingham. Bellingham foi associado a uma mudança para o Liverpool por meses.

No entanto, o holandês não seria uma substituição cara a cara, já que é cada vez mais utilizado nas alas do clube. Na Copa do Mundo, porém, Cody Gakpo jogou em um time mais voltado para a defesa, na posição preferida de meio-campo esquerdo. Assim, ele assumiu um papel semelhante ao da estrela do BVB.

De qualquer forma, Cody Gakpo seria, sem dúvida, um trunfo real para o Borussia Dortmund. Com sua ameaça de gol, ele poderia reviver claramente a ofensiva paralisante da Vestfália. E mesmo que a ideia de Lothar Matthäus pareça bastante encantadora à primeira vista, torna-se utópica em uma inspeção mais detalhada.

Cody Gakpo recentemente renovou seu contrato com o PSV Eindhoven até o verão de 2026. Além disso, segundo o Transfermarkt.de, seu valor de mercado aumentou para cerca de 45 milhões de euros durante a Copa do Mundo. Uma quantia que o BVB não trará para a mesa de negociações, apesar dos lucros vindouros.

A juntar a isso, há o fato de além dos responsáveis do Dortmund, os dirigentes de outros clubes de topo também terem acompanhado o torneio. As fortes atuações de Cody Gakpo certamente também não passaram despercebidas. Recentemente, ele deu os primeiros rumores sobre um potencial interesse do Manchester United. Nos Red Devils, ele pode substituir Jadon Sancho, que atualmente luta contra problemas mentais.