Texto por Colaborador: Redação 25/07/2024 - 12:11

Antes da janela de transferências de verão, uma área do Borussia Dortmund que muitos indicaram que precisava de renovação era, obviamente, a posição de lateral. Isso ficou ainda mais claro quando o clube não contratou Ian Maatsen em um contrato permanente, permitindo que o holandês assinasse com o Aston Villa.

Desde então, o clube passou por algumas opções para preencher o vazio deixado por Maatsen, sendo a mais recente a dupla Yan Couto (Manchester City) e Miguel Gutierrez (Girona). Tanto o primeiro quanto o segundo jogaram juntos no Girona na temporada passada, formando uma dupla formidável na defesa de um time que surpreendeu muitos ao terminar em terceiro lugar na La Liga após algumas atuações exemplares.

O interesse do Dortmund em Couto agora está bem documentado, e parece que o clube realmente fará o possível para tornar esse acordo uma realidade, mas agora se diz que o clube, apesar de não querer pagar a cláusula de rescisão de nenhum dos jogadores, quer contratar Couto e Gutierrez para a próxima temporada. Gutierrez, como exploramos com Couto, é um zagueiro muito mais ofensivo, com o espanhol tendo registrado dois gols e sete assistências em 35 jogos na La Liga. Seus números de defesa, por outro lado, não são exatamente uma de suas qualidades mais redentoras.

No último ano com o Girona, defensivamente, Gutierrez registrou 0,86 desarmes, 0,65 interceptações, 0,8 bloqueios e 1,96 rebatidas por 90, o que, quando comparado aos zagueiros das cinco principais ligas da Europa, o coloca em uma posição não tão boa nessa frente. Uma das qualidades mais admiráveis de Maatsen era sua capacidade de vincular defesa e ataque sem problemas, o que, tendo perdido, torna Gutierrez uma possível responsabilidade defensiva.

A razão pela qual talvez a contratação de Couto por si só faça mais sentido é que ela cobre uma posição (lateral-direito) com um jogador adicional, versátil e de qualidade que difere em perfil do que o clube tem em Julian Ryerson. Com Bensebaini e Rothe no clube, o Dortmund deve ser definido na lateral esquerda, e com a versatilidade de Ryerson, o clube tem mais uma opção para esse flanco. A lateral direita é de longe a posição mais importante para o Dortmund preencher neste momento, e é improvável que o Dortmund possa pagar os dois jogadores em primeiro lugar com base nos gastos do clube até agora nesta temporada.

Embora Gutierrez seja de fato um jogador empolgante e talvez uma contratação que possa se destacar no Dortmund, contratar o espanhol e Couto parece redundante (devido ao seu conjunto de habilidades semelhantes) e provavelmente seria financeiramente irresponsável, considerando que ele não se encaixa em um perfil semelhante ao que o clube perdeu em Maatsen (um jogador que se encaixa como uma luva). Couto simplesmente oferece mais do ponto de vista da necessidade e versatilidade tática, o que significa que ele deve ser o foco dos esforços do clube, exceto talvez uma venda na frente esquerda ou a descoberta milagrosa de algum baú de guerra de transferências há muito perdido que o clube está guardando para um dia chuvoso. É improvável, mas talvez se possa sonhar.

(Via BVB Buzz)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram