O Borussia Dortmund revelou nesta semana um ambicioso projeto de infraestrutura: a construção do BVB Health World, um centro médico de última geração que será erguido no campo de treinamento em Brackel, Dortmund. A iniciativa é uma parceria com o Centro Médico da Universidade de Essen e terá foco em medicina esportiva, ortopedia, cardiologia e radiologia.
Com previsão de abertura para 2027, o complexo será instalado em uma área de 7.400 metros quadrados e contará com 5.000 metros quadrados de espaço clínico. Além de atender os profissionais do clube, o centro também será acessível a atletas amadores, oferecendo serviços de diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação em alto nível.
Um dos diferenciais do projeto é a aplicação de inteligência artificial, com o envolvimento direto do Instituto de Inteligência Artificial em Medicina (IKIM) da Universidade de Essen.
“O desenvolvimento de um centro de medicina esportiva conjunto com o renomado Centro Médico da Universidade de Essen é um projeto empolgante e inovador que temos buscado apaixonadamente nos últimos meses. Irá muito além do cuidado de nossos jogadores e fará parte de cuidados de saúde modernos e responsáveis”, afirmou o CEO do Dortmund, Carsten Cramer.
Além do atendimento médico às equipes do BVB, o clube destaca que o novo espaço também será um centro de pesquisa com o objetivo de estabelecer novos padrões na medicina esportiva. Mais detalhes sobre a obra e o início da construção serão divulgados em breve.