Texto por Colaborador: 16/12/2020 -

O Borussia Dortmund poderá continuar sua campanha na Bundesliga no próximo mês, enquanto a Alemanha entra em um bloqueio para conter a propagação do COVID-19.

Os Ministros do Governo e da Saúde da Alemanha decidiram voltar ao bloqueio na quarta-feira desta semana para conter o aumento dos números do COVID-19. Este é um bloqueio agressivo que fecha todas as lojas, escolas e serviços não essenciais até pelo menos 10 de janeiro de 2021, enquanto eles lidam com outra onda de casos de Coronavírus. Não só os itens não essenciais serão fechados, mas eles reduziram as reuniões familiares durante as férias de 10 para 5 pessoas, em uma tentativa adicional de impedir qualquer propagação potencial.

Enquanto o país caminha para um bloqueio, o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, declarou que a Bundesliga e outras ligas esportivas profissionais continuarão enquanto isso. Embora possa ser contra-intuitivo com os casos de Coronavírus em ascensão, Spahn foi muito comedido em seu raciocínio. Com muito acesso a testes rápidos, a quantidade necessária para manter a Bundesliga funcionando é relativamente baixa e não está causando falta de testes em serviços mais essenciais. A disponibilidade de testes junto com o público que não comparece aos jogos minimizou o risco de propagação séria proveniente do jogo contínuo.

Além disso, Spahn também acredita que, com a gravidade da situação, é importante ter meios de comunicação fora da pandemia para os alemães se concentrarem. A Bundesliga faz exatamente isso, fornecendo uma fonte semanal de entretenimento muito necessário em um tempo que falta. Esta é uma ótima notícia para os fãs do Borussia Dortmund, pois teria sido uma pena ter outra pausa prolongada depois de perder tanto tempo na última temporada.