Texto por Colaborador: 15/02/2022 -

Esperança para os fãs de futebol na Alemanha: No futuro próximo deve haver relaxamento para o esporte novamente. Mais espectadores seriam permitidos.

Os clubes da Bundesliga podem esperar a admissão de um número significativamente maior de espectadores. Em uma primeira proposta de resolução para as negociações federal-estaduais na quarta-feira, fala-se em admitir até 25.000 espectadores a partir de 4 de março.

Uma utilização de 60 por cento da respectiva capacidade máxima não deve ser excedida. Trata-se de uma proposta coordenada entre a Chancelaria, presidente e copresidente da Conferência dos Primeiros-Ministros (MPK), que está à disposição da Agência de Imprensa Alemã. Ainda não há rascunho concreto para o documento de decisão das negociações federais-estaduais. Os números mencionados ainda estão entre colchetes no artigo, o que significa que a ordem de grandeza ainda está sendo discutida.

No interior, a base de discussão prevê uma taxa de ocupação de 40 por cento, com o número de pessoas não superior a 4.000. Na segunda-feira, os chefes da chancelaria estadual dos estados federais devem discutir primeiro a proposta. Todo o esporte se beneficiaria de grandes eventos nacionais.

Até agora, com exceções nos estádios da Bundesliga, houve um limite máximo de 10.000 torcedores, que foi determinado recentemente pelos chefes da chancelaria estadual. Na Baviera, por exemplo, já são permitidos 15.000 espectadores nos grandes estádios.

Mesmo antes do próximo jogo em casa do clube de futebol da Bundesliga 1. FC Köln contra o Eintracht Frankfurt no sábado, o tribunal administrativo superior do estado da Renânia do Norte-Vestfália quer decidir sobre um pedido urgente sobre a questão do público durante a pandemia. O estado tem até meia-noite de quarta-feira para comentar, disse uma porta-voz do tribunal à DPA na segunda-feira. O tribunal então tomará uma decisão. Quando exatamente está aberto no momento. A associação apresentou um pedido urgente de revisão da Portaria de Proteção de Covid em Münster na sexta-feira.

Colônia, Borussia Dortmund e Arminia Bielefeld já haviam tomado medidas legais contra o limite de 750 espectadores para grandes eventos estipulado na Portaria de Proteção Corona do estado no início de fevereiro, mas retiraram seus pedidos.