Texto por Colaborador: Redação 23/04/2023 - 23:55

Quando o Borussia Dortmund transferiu € 30 milhões para o PSV Eindhoven para garantir os serviços de Donyell Malen no verão de 2021, as expectativas eram altas para o atacante holandês. Um ano e meio depois do negócio, não havia mais sinal de euforia no BVB - agora a maré parece estar virando de forma espetacular.

Nada menos que os passos de Jadon Sancho, que fez um brilhante início de carreira profissional no BVB com 114 gols em 137 partidas oficiais, esperava Donyell Malen no verão de 2021, que comprometeu parte significativa dos 85 milhões de euros arrecadados para Sancho como um substituto se tornou.

No final da temporada de estreia do internacional holandês em Dortmund, no entanto, a contagem foi bastante preocupante, com nove gols e seis assistências em 38 jogos. Especialmente porque Malen já brilhou como artilheiro de plantão em seu país natal.

Quando quase não havia nada contável na primeira metade da temporada 2022/23, Malen foi rotulado como um fracasso de transferência e uma despedida precoce do preto e amarelo foi discutida mais de uma vez na mídia.

O chefe do BVB encontra as palavras certas

Certamente também porque o diretor esportivo Sebastian Kehl criticou publicamente o jovem de 24 anos em novembro de 2022, quando ele explicou em uma entrevista ao "Ruhr Nachrichten": "Sua contagem de gols não é satisfatória, isso é óbvio."

No entanto, Kehl também enfatizou que eles continuam a acreditar em Malen, que "ainda pode realmente ajudar" o BVB se ele lutar para sair de sua baixa forma - palavras que foram seguidas por ações nas últimas semanas.

Nos últimos cinco jogos do campeonato, o Malen nunca ficou sem marcar, chegou a marcar dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt e também preparou três gols neste período.

Uma comparação interessante mostra o quão forte é esse recorde: a última estrela do BVB a marcar em cinco jogos consecutivos do campeonato foi ninguém menos que o super atacante Erling Haaland, que marcou um total de 86 gols em apenas 89 jogos em Dortmund em 2022 para o Manchester City seguiu em frente e continuou a marcar pelo menos uma vez em quase todos os jogos.

A propósito: o recorde de Haaland no BVB é de seis jogos consecutivos como artilheiro.

 

Via Sport.de