Texto por Colaborador: 07/05/2021 -

Borussia Dortmund e RB Leipzig se enfrentam duas vezes nos próximos seis dias. Do ponto de vista histórico, o BVB tem uma liderança clara neste duelo, onde perdeu apenas duas vezes para o RB.

O duelo entre o Borussia Dortmund e o RB Leipzig tem se tratado de uma disputa também da supremacia como número dois da Bundesliga. E na disputa com o Bayerm, os saxões raramente conseguiram brilhar. Apenas um dos doze jogos oficiais contra o Bayern foi vencido, em comparação com sete derrotas. A situação é semelhante frente ao Borussia Dortmund: em nove duelos, dois foram ganhos, além de dois empates, o RB sofreu cinco derrotas.

A primeira vitória veio do primeiro confronto na Bundesliga, no dia 10 de setembro de 2016, o time comandado por Ralph Hasenhüttl venceu por 1x0. Quase um ano depois, em 14 de outubro de 2017, eles conseguiram uma vitória furiosa por 3-2 no Signal Iduna Park. Mas há três anos e meio, o RB espera por uma sensação de conquista contra o BVB de Dortmund, que por sua vez venceu quatro dos últimos cinco duelos.

Esse sentimento de conquista é urgentemente necessário - por um lado, para igualar o recorde de pontos na Bundesliga da temporada de estreia 2016/17 (67 pontos), por outro lado, para comemorar o primeiro título na jovem história do clube. Mas nem o próprio histórico do clube nem o do técnico Julian Nagelsmann parecem promissores. O treinador de 33 anos, que se transfere para o Bayern no verão, venceu apenas um dos dez jogos contra o BVB: na rodada 34 da temporada 2017/18, o Hoffenheim venceu por 3-1 sob sua liderança e garantiu o terceiro lugar na mesa. Pelo menos quatro vezes Nagelsmann conseguiu somar pontos, cinco vezes ele e sua família saíram de campo como perdedores.

Com vistas aos jogos da Bundesliga e da Copa, o Dortmund tem uma clara vantagem. Para Leipzig e Nagelsmann é importante derrubar a bola e superar o temido adversário para não ficar de mãos vazias no final da temporada. Além disso, é uma espécie de ensaio geral para Nagelsmann, que deve ter como missão superar o BVB quando for para o Bayern.