Texto por Colaborador: Redação 02/10/2025 - 10:22

O Borussia Dortmund venceu o Athletic Bilbao por 4 a 1 na Liga dos Campeões, mas precisou suportar um período de pressão dos espanhóis antes de confirmar o resultado. A atuação foi analisada pela imprensa europeia.

No Süddeutsche Zeitung, Ulrich Hartmann ressaltou a coragem do técnico Niko Kovac ao mudar cinco jogadores do time que vinha atuando. Apesar disso, apontou que o time demorou a engrenar: "O Dortmund jogou o primeiro tempo de forma dominante, mas não muito perigosa. Foi somente após o reinício que o Borussia se tornou mais atraente." Hartmann destacou ainda o risco assumido pelo Dortmund após abrir dois gols: "Quando eles deram muito espaço ao Bilbao depois de dois gols, de repente se tornaram perigosos. Mas o BVB sobreviveu a essa fase de pressão e marcou uma 'vitória merecida', o que mais uma vez faz com que as perspectivas no CL pareçam muito boas."

O Tagesspiegel, em balanço feito pela dpa, apontou: "Os torcedores do Dortmund veem um jogo dominante de seu time há muito tempo. Depois de um erro defensivo, eles têm que tremer - antes que fique claro." O jornal lembrou que, diferentemente do empate em 4 a 4 contra a Juventus em Turim, o BVB conseguiu segurar a vitória, mesmo com os minutos de tensão após o gol do Bilbao. O texto destacou ainda Karim Adeyemi, que vem "jogando forte há semanas", e elogiou o trabalho defensivo da equipe, que se manteve concentrada. O próximo jogo do Dortmund será contra o FC Copenhagen em 21 de outubro, que conta com o ex-BVB Moukoko.

O WAZ observou que a partida só ganhou drama em um curto período após o gol adversário, relembrando a perda da vantagem contra a Juventus. No entanto, escreveu que desta vez tudo funcionou: o BVB foi dominante por muito tempo, assim como contra o Mainz, e apenas o gol do Bilbao deu novo ímpeto ao time espanhol. Segundo o veículo, o mérito esteve na recuperação rápida do Dortmund, que garantiu uma vitória clara.

Já a FAZ ressaltou o "paradoxo surpreendente" do time de Kovac. O jornal destacou que as qualidades ofensivas do Dortmund — maior ataque da competição — não se devem exclusivamente a Serhou Guirassy: a equipe tem também o ataque mais versátil. Para a publicação, o segredo está na intensidade sem a bola: "A equipe trabalha taticamente de forma homogênea e com alta intensidade em todas as fases." A reportagem ainda destacou que a rotação ampla, antes prejudicada por lesões e falta de forma, agora tem sido possível, resultando em um "estado de equilíbrio interior".

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram