Texto por Colaborador: Redação 23/11/2023 - 02:00

O ex-jogador e cartola do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, criticou o Borussia Dortmund por sua política de transferências anterior. No entanto, ele elogia muito o Bayer Leverkusen, vendo o Werkself como um grande rival na briga pelo título.

"Será um desafio para nós levar o Leverkusen até lá. Eles merecem muito respeito porque praticam um futebol realmente atraente", disse Rummenigge numa entrevista ao "Funke Mediengruppe".

A tabela atualmente fala por si: após 11 jogos, o Werkself lidera a Bundesliga com 31 pontos, sem derrota e dois pontos à frente do Bayern. O vice-campeão Dortmund, por outro lado, já está oito pontos atrás do FCB e dez atrás do Leverkusen.

“Também aqui em Dortmund”

Uma razão importante para o sucesso foi a estratégia de transferência dos líderes da liga: "O Leverkusen está muito bem e fortaleceu-se com sabedoria. Também mudou um pouco a sua filosofia".

Então Rummenigge ataca o BVB.

"Havia uma mania juvenil no futebol alemão; foram feitas demasiadas transferências para criar um modelo de negócio em que os jogadores eram posteriormente vendidos com lucro. Também aqui em Dortmund", sublinha Rummenigge. “E então um Sancho vai para o Manchester United, um Haaland vai para o Manchester City, um Bellingham vai para o Real. Mas isso não foi apenas uma derrota para o Dortmund, toda a Bundesliga perde atrações”, continuou o homem de 68 anos.

BVB deu muito espaço ao Bayern

Ele explica a diferença de classe entre os vestfalianos e os bávaros no encontro direto (4-0) da seguinte forma:

"O que não nos podem dar é muito espaço. Se pudermos usar a nossa velocidade, esta ofensiva será difícil de defender, mesmo que tenhamos muitos jogadores nacionais na defesa, como o Dortmund."

Outro problema para o Dortmund foi o fato de o Bayern ter vivido recentemente o desastre da taça em Saarbrücken. Aparentemente, um tiro certeiro na proa. A equipe queria “erradicar” esse fim doloroso, disse Rummenigge. “Felizmente a equipe teve um desempenho assim.”