Mesmo com Niko Kovac no comando, o Borussia Dortmund segue enfrentando dificuldades. O ex-jogador e ícone do clube, Jürgen Kohler, comentou a situação atual do BVB em sua coluna no "kicker".
"O Dortmund mostrou uma evolução sob o comando de Kovac, especialmente nas primeiras semanas, embora os resultados na Bundesliga ainda não sejam ideais", escreveu Kohler. Ele destacou que o treinador conseguiu estruturar um eixo sólido na equipe, com jogadores como Emre Can, Nico Schlotterbeck, Marcel Sabitzer, Pascal Groß e Serhou Giurassy, trazendo maior estabilidade ao time.
Apesar dos elogios, Kohler apontou inconsistências: "As oscilações são muito grandes, o que passa a sensação de que a equipe não está em sua melhor forma. Um indicativo disso é o fato de Kovac ter realizado recentemente um teste de lactato. Se estivesse satisfeito com o desempenho físico do elenco, essa medida provavelmente não seria necessária neste momento".
Preparo físico do BVB sob questionamento
Nos últimos dias, surgiram muitas especulações sobre a condição física dos jogadores do Dortmund. O "Sport Bild" chegou a classificar o estado físico da equipe como "catastrófico". Em entrevista coletiva, Kovac abordou o assunto com cautela: "Fizemos um teste de resistência na terça-feira, dividido em três ou quatro etapas. Nosso objetivo era entender melhor o nível físico atual do elenco".
Kohler ainda acredita na classificação para a Champions
Independentemente das questões físicas, Kohler mantém a confiança de que o Borussia Dortmund pode garantir uma vaga na Liga dos Campeões.
"O Dortmund segue focado em estar na Champions na próxima temporada", afirmou. "Mesmo com seis pontos de desvantagem para o quarto colocado, ainda há chances. Leipzig e Stuttgart enfrentam suas próprias dificuldades, Mainz e Freiburg precisam quebrar suas sequências ruins, e até mesmo o Frankfurt ainda não está garantido".
Atualmente, o BVB ocupa a décima posição na Bundesliga. No próximo sábado, a equipe recebe o FC Augsburg em busca de recuperação no campeonato.