Texto por Colaborador: Redação 15/12/2023 - 01:00

Paris Saint-Germain, Milan, Newcastle United: A saída precoce do BVB da Liga dos Campeões parecia inevitável. Mas o preto e o amarelo provaram que todos os comentaristas estavam errados. Com apenas quatro gols sofridos, garantiu o primeiro lugar no chamado “grupo da morte” e relegou os adversários aos seus lugares.

Gregor Kobel mostrou na categoria rainha que é um dos goleiros mais fortes da Europa. O suíço de 26 anos não sofreu gols três vezes e se destacou repetidamente com fortes defesas. O arqueiro também se beneficiou de seus atacantes, que deram muita dor de cabeça aos atacantes adversários.

De acordo com as estatísticas oficiais da UEFA, nenhuma outra defesa ganhou mais bolas nos seis jogos da fase de grupos da CL do que Mats Hummels. Com isso, o jogador de 34 anos tirou o couro do adversário 57 vezes. O segundo melhor desta categoria, Nicolás Otamendi (35), do Benfica, tem 50. Diogo Leite (24), do Union Berlin, segue no terceiro lugar com 49 bolas ganhas.

Defensores impressionantes

Os zagueiros centrais da esquadra auri-negra não têm medo de nenhum duelo. Hummels liderou 25 duelos, seu companheiro de equipe Nico Schlotterbeck (24) pelo menos 21 – mais do que qualquer outro na categoria rainha. O terceiro lugar é partilhado por quatro jogadores: Otamendi, Eduardo Camavinga (21, Real Madrid), Alistair Johnston (25, Celtic) e Quinten Timber (22, Feyenoord) com 20 cada.

Em número de duelos vencidos, Hummels (17) e Schlotterbeck (15) estão à frente de todos os outros defensores que enfrentaram e contra-atacaram na Liga dos Campeões. Jonathan Gradit, de 31 anos, do RC Lens, tem a terceira melhor pontuação, mas venceu apenas onze duelos diretos.

Os dois defensores do BVB jogaram principalmente de forma limpa. Seu histórico de jogo sujo é bastante moderado, com sete violações de regras (Hummels) e seis (Schlotterbeck). Com dez faltas cometidas, Karim Adeyemi (21), que deu a vantagem ao Dortmund no empate em 1 a 1 contra o Paris Saint-Germain, está na frente dentro do clube. O maior durão da “classe principal” até agora não é um defensor, mas sim um meio-campista, Kai Havertz (24) do Arsenal FC. O alemão recebeu 15 apitos do árbitro por suas infrações no gramado verde. (via bvbwld)