Mats Hummels considera que a atual equipe do Dortmund é tão forte quanto a equipe que venceu o campeonato de 2012. "Esta equipe não precisa se esconder do Borussia de 2012", disse o zagueiro em uma entrevista.
As grandes flutuações no desempenho ao longo da temporada, deixaram a equipe a quatro pontos atrás do líder Bayern na tabela, devem-se à falta de determinação: "Há jogadores que entram no jogo e pensam: 'Vamos fazer'. Manter a seriedade e determinação são os pontos realmente importantes para nós porque temos jogadores talentosos ".
As contratações de inverno Emre Can e Erling Haaland podem ajudar a resolver esses problemas. "Ambos jogam para ganhar e não para fazer uma partida legal", disse Hummels.
Apesar da falta de consistência da equipe, o ex-jogador de Munique de 31 anos ainda não eliminou o título do campeonato: "É um pouco surpreendente ainda estar na corrida com os pontos que deixamos, mas todas as equipes da frente tiveram suas fases fracas. Ainda estamos totalmente envolvidos".