O BVB se mantém fiel à sua filosofia e sempre se concentra nos jovens. Ottmar Hitzfeld elogia a abordagem. "O Borussia Dortmund faz excelentes transferências, tem um ótimo plantel. Os jogadores altamente talentosos sabem que em nenhum lugar da Europa eles têm a chance de se desenvolver tão bem", disse o ex-treinador do BVB ao WAZ.
“No final das contas, depende da força econômica, então o Dortmund terá que vender um ou dois jogadores. Depois vêm os grandes clubes que dobram seus salários”, diz Hitzfeld.
Há muito realismo comercial no BVB para se envolver nessa corrida desenfreada. Por dois ou três anos, estima Hitzfeld, Dortmund poderia talvez administrar isso e alcançar grandes sucessos. “Mas talvez então você não esteja mais no controle da situação. Vale a pena?” Ele pergunta retoricamente. "O Dortmund já passou por isso, não vale a pena", respondeu o técnico de 71 anos à sua própria pergunta.
Ele se refere à quase falência do BVB, há cerca de uma década e meia, que o clube lutou para existir. Desde então, o BVB pode, na melhor das hipóteses, fazer frente contra a elite absoluta. "A maneira como eles fazem isso é excelente", reconhece Hitzfeld. Ele está particularmente satisfeito com o fato de Jadon Sancho permanecer. O inglês foi ligado ao Manchester United por um longo tempo. Os Red Devils pertencem àquela nobreza de dinheiro que o BVB realmente não consegue acompanhar.