Texto por Colaborador: 24/08/2021 -

O Borussia Dortmund aparentemente ataca novamente no mercado de transferências e tenta a conratação de Marcel Halstenberg do RB Leipzig. No entanto, o perfil do jogador nacional e as alegadas dimensões financeiras da sua possúvel mudança suscitam dúvidas.

Marcel Halstenberg não conseguiu nem ficar na vitrine nesta temporada. Uma lesão no tornozelo incomoda o jogador de 29 anos. Ele perdeu a abertura da temporada na Copa DFB e os dois primeiros jogos da Bundesliga do RB Leipzig.

Se alguém acredita em reportagens consistentes da mídia, entretanto, Halstenberg não precisa mais se tornar interessante para outros clubes. Seu novo empregador, portanto, foi determinado. É sobre o BVB.

Apenas os detalhes tiveram que ser esclarecidos entre todas as partes, relatou o geralmente bem informado "Ruhr Nachrichten". Por exemplo, a questão de se Halstenberg assinará em Dortmund por três anos ou mais.

Os rumores dos dados do quadro econômico do negócio fazem você se sentar e prestar atenção: um resgate básico de dez milhões de euros mais quaisquer pagamentos de bônus fluem para Leipzig. Diz-se que Halstenberg ganharia cinco milhões de euros por ano no BVB.

Em tempos de pandemia, são somas consideráveis ​​de dinheiro, mesmo que o Borussia deva dar Thomas Delaney ao Sevilla por seis milhões de euros e recentemente ganhou uns magros 85 milhões de euros com a venda de Jadon Sancho ao Manchester United.

No entanto: o prejuízo do grupo relacionado com o Covid do BVB foi de 73 milhões de euros na última temporada. O Revierklub já investiu 45 milhões de euros nas transferências do goleiro Gregor Kobel (VfB Stuttgart) e do atacante Donyell Malen (PSV Eindhoven). E Halstenberg provavelmente será adicionado a isso.

Do ponto de vista econômico, sua obrigação não é um bom investimento para o Dortmund. Halstenberg fará 30 anos no final de setembro, não se esperam grandes aumentos no valor de mercado e um alto valor de revenda. Em vez disso, ele receberá o que provavelmente é o último grande contrato de sua carreira com o BVB.

Também resta saber se Halstenberg pode trazer muito valor agregado esportivo para Dortmund. Ele jogou apenas 31 jogos competitivos pelo RB em 2020/2021. Suas realizações: mutáveis. Ele não era mais um regular indiscutível sob Julian Nagelsmann.

O fato de ainda estar na equipa alemã do Euro do ex-treinador Joachim Löw era mais provável devido à falta de alternativas. Assim, Halstenberg apenas fez uma pequena aparição no jogo da fase de grupos contra Portugal.

Como o BVB está planejando com Marcel Halstenberg?

Halstenberg não corrige o maior ponto fraco da defesa do BVB, no lado direito da defesa. Há apenas Thomas Meunier e Felix Passlack disponíveis para treinar Marco Rose devido à ausência de Mateu Morey de um mês. Meunier foi o último devido a uma doença de Covid, Passlack permaneceu nos jogos da primeira temporada para provar ser um reserva adequado.

À esquerda, na posição favorita de Halstenberg, Dortmund está nominalmente bem posicionado. Em forma, Raphael Guerreiro tem o seu lugar habitual, ainda que as qualidades do português estejam claramente na ofensiva. O filho problemático Nico Schulz recentemente mostrou uma pequena tendência ascendente sob Rose.

Se ainda houvesse a opção de Halstenberg temporariamente jogar no centro da defesa. Lá, os níveis de pessoal do BVB são realmente escassos: o novato Soumaila Coulibaly ainda está ausente após uma ruptura do ligamento cruzado e terá que se aclimatar aos 17 anos. O retorno de Dan-Axel Zagadou, atormentado por lesões há meses, ainda não está à vista.

Jogadores sem posição como Axel Witsel ou Emre Can são, na melhor das hipóteses, uma solução de emergência como alternativa para os confiáveis Mats Hummels e Manuel Akanji. Se Rose desviar de seu sistema preferido com um diamante e contar com uma cadeia de três na defensiva, Halstenberg também pode ajudar. Pelo menos desse ponto de vista, o acordo de outra forma questionável com Halstenberg faz sentido para Borussia.

E: a solidariedade de Halstenberg com os auri-negros também fala por si. Ele era torcedor do BVB desde pequeno e costumava ir ao estádio com seu irmão, relatou recentemente em uma entrevista ao "WAZ". Neste contexto, Halstenberg se entusiasmou com sua aparição como convidado para a segunda equipe do BVB entre 2011 e 2013.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

73 pessoas já votaram