Hakimi se instalou rapidamente após seu empréstimo do Real Madrid ao Borussia Dortmund. Agora o jovem falou sobre o fato de se ambientar na Alemanha. "Ficava empolgado com a ideia de jogo, Dortmund sempre tentou tomar a iniciativa", elogiou Hakimi em uma entrevista ao jornal espanhol 'El País', onde abriu o jogo sobre à filosofia do técnico Lucien Favre: "Eu estou aqui em parte por causa dele".
A nova adição do Real Madrid também falou sobre o novo desafio na Bundesliga. "Na Alemanha, o ala muitas vezes participa do jogo, eu gosto de como o futebol é jogado aqui. Os estádios estão cheios e o campeonato é equilibrado. No entanto, na parte defensiva devo ainda prender muito" disse o jovem de 22 anos, resumindo suas primeiras impressões. No novo ambiente, o lateral-direito também tem de lidar com problemas clássicos: "No começo é difícil, é uma cultura diferente e alemão é uma língua difícil. Além disso, você também sente falta da comida da mãe, mas me disseram que há alguns bons restaurantes marroquinos. "
Mesmo o treinamento diário apresenta ao jovem defensor dificuldades, graças a outros jogadores como Jadon Sancho. "Ele é muito rápido às vezes sofremos, é difícil pará-lo porque ele é muito bom ..", disse Hakimi, que também elogiou o recém-contratado Alex Witsel: "Ele está na parte defensiva. Ele nos dá o equilíbrio que precisamos ".
Hakimi está emprestado ao BVB pelo Real Madrid até 2020. Na Bundesliga, o marroquino foi convincente desde o início. Além disso, o lateral foi votado como novato da Bundesliga no mês de setembro.