Texto por Colaborador: Redação 05/11/2025 - 01:00

Às 13h30 de terça-feira, o Borussia Dortmund realizou seu último treino antes do confronto da Liga dos Campeões contra o Manchester City, conforme determina a UEFA e já é tradição nas competições europeias há anos. Os adversários, porém, seguiram caminho diferente desta vez: Pep Guardiola decidiu liberar seus jogadores.

"Vamos treinar amanhã", explicou o comandante com tranquilidade, cumprindo suas obrigações na entrevista coletiva pré-jogo contra o BVB. "Já fiz isso algumas vezes, talvez não com frequência, mas algumas vezes. Às vezes prefiro não nos vermos."

No domingo, o Manchester City superou o principal compromisso da rodada da Premier League contra o surpreendente AFC Bournemouth por 3 a 1. "Foi tão exigente que preferi que eles ficassem em casa." Conforme relatos, os jogadores só souberam da inesperada folga na segunda-feira. Guardiola também reage ao calendário apertado, que atualmente está gerando resultados ainda mais caóticos do que o habitual na Inglaterra. Dessa forma, incomoda o técnico catalão o fato de o Borussia Dortmund ter recebido dois dias adicionais de descanso antes da partida: eles já haviam assegurado vitória por 1 a 0 contra o FC Augsburg na sexta-feira.

"...então eu trabalharia na Alemanha ou na França"

"Na Alemanha e na França, eles sempre tentam jogar às sextas-feiras, aqui é exatamente o oposto", criticou Guardiola em relação à Premier League. Mas "se eu não gostasse, não estaria trabalhando aqui, mas sim na Alemanha ou na França".

Com seu último treino transferido para quarta-feira, ele aparentemente espera, pelo menos parcialmente, compensar a vantagem do Dortmund. O Manchester City, por sua vez, aparentemente não precisa temer nenhuma sanção da UEFA, mesmo que a entidade estipule explicitamente que ambos os clubes devem realizar um treino na véspera de uma partida da Liga dos Campeões e disponibilizar pelo menos 15 minutos dele para a imprensa.

Porque existe uma brecha. "Se um clube não realizar um treino completo no dia anterior à partida, devem ser tomadas providências alternativas, em acordo com a UEFA, para permitir que a imprensa acompanhe a preparação da equipe por pelo menos 15 minutos (por exemplo, uma visita guiada ao estádio)", diz o regulamento. Segundo o Manchester Evening News, o Manchester City enviou à UEFA um trecho de 15 minutos do treino de segunda-feira, que teria sido aceito.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram