Texto por Colaborador: Redação 01/08/2024 - 00:15

A terceira transferência do verão do BVB é iminente: Pascal Groß está voltando para a Alemanha e dirigirá o jogo do Borussia no centro no futuro. O veterano tem capacidade para fazer isso, a competição interna terá que aumentar.

Já se sabia há semanas que o Borussia Dortmund gostaria de contratar Pascal Groß . Da mesma forma, o jogador nacional alemão, que o Eintracht Frankfurt também gostaria de trazer para o seu plantel, gostaria de se transferir para o BVB. No entanto, as negociações entre os clubes se arrastaram: Brighton, onde Groß joga há sete anos, não teve necessidade financeira de tirar o jogador de 33 anos da folha de pagamento - o clube da Premier League foi capaz de ser correspondentemente duro no negociações.

Na terça-feira, porém, o pôquer terminou - com o resultado desejado pelo BVB: Groß em breve será jogador do Borussia Dortmund - desde que conclua com sucesso o exame médico em breve. A taxa de transferência do oito vezes jogador nacional, que também fez parte da equipa do treinador Julian Nagelsmann no Campeonato da Europa em casa, pode ascender a pouco menos de dez milhões de euros, incluindo bónus.

O plano é que Groß possa treinar com seus novos companheiros no campo de treinamento do BVB em Bad Ragaz (Suíça), que começa nesta quinta-feira. Ele já está em forma: chegou em primeiro à linha de chegada no “Töwerland Insellauf” em Juist na semana passada.

É claro que sua força na corrida não passou despercebida ao BVB. Acima de tudo, Groß é valorizado pelas suas competências estratégicas no centro - e pela sua flexibilidade. No Brighton, ele ocupou vários cargos nos últimos anos, inclusive jogando como lateral com mais frequência.

Ele conseguiu impressionar em todos os lugares com sua bola e segurança de passe - também graças aos seus dois pés. No entanto, foi mais valioso como central, que deixou a bola passar pelos defesas centrais bater palmas ou continuou a jogar lateralmente com contacto e, portanto, muita velocidade. Isso o tornou um fator crucial no jogo taticamente exigente do Brighton.

Um papel igualmente importante também será desempenhado em Dortmund no futuro, onde o jogo pelo meio ganhou valor sob o comando do novo treinador Nuri Sahin. É provável que Groß desempenhe um papel fundamental quando for integrado ao grupo. Ele tem as qualidades para fazer isso, bem como a experiência.

A competição interna pelo capitão Emre Can, pelo seu vice Salih Özcan e Felix Nmecha terá de aumentar - embora todos os três tenham um perfil de jogo diferente do de Groß, que se sente muito confortável num duplo seis.

via Kicker