Texto por Colaborador: Redação 06/08/2025 - 09:10

Após uma temporada intensa, o goleiro Gregor Kobel está se preparando para a nova temporada do Borussia Dortmund no campo de treinamento. Em entrevista ao site oficial do BVB, ele detalha a importância da regeneração física e mental, sua abordagem pessoal ao sono, nutrição e estresse, além de comentar sobre a pré-temporada.

Sobre a tensão das últimas semanas entre seleção, Mundial de Clubes e retorno aos treinos, Kobel comentou: "Na verdade, não foi tão diferente para mim. No ano passado foi quase um pouco mais extremo porque ainda estávamos na final da Liga dos Campeões. Este ano tivemos pelo menos uma pequena pausa de dez dias antes do Mundial de Clubes, que eu não tive no ano passado. Hoje em dia você tem cada vez mais jogos e está ficando cada vez mais exaustivo. Este é definitivamente um desafio se realmente deve ser sempre assim todos os anos. Como jogador, você tem que ver um pouco como você lida com isso, como você deixa seu corpo e mente descerem o mais rápido possível e depois se recuperam novamente para a nova temporada."

Quando questionado se teve que se adaptar este ano, ele respondeu: "No ano passado jogamos por muito tempo, depois houve o Campeonato Europeu e depois tive cerca de três semanas de férias. Como a maioria dos jogadores, voltei mais tarde. Este ano foi quase um pouco agradável porque todos nós entramos juntos. Isso significa que você não tem uma lacuna em comparação com outros jogadores que podem estar treinando por duas ou três semanas."

Sobre como equilibra a recuperação com a manutenção da forma física, Kobel explicou: "Eu realmente tento desacelerar nos dias de folga. Tento abaixar a cabeça, mas é claro que tenho que começar a treinar bem novamente nas férias para preparar o corpo para que eu possa passar bem pela temporada. A cabeça é o que eu mais preciso. Basta fazer algo diferente quando você costuma treinar por onze meses. Ver algo um pouco diferente, estar com a família, com minha esposa, com amigos. Ser capaz de desligar um pouco, isso é quase a coisa mais importante. E então eu tento usar as pequenas pausas para o corpo também."

Sobre sua rotina para manter a forma, ele destacou: "Seja na pré-temporada ou na temporada, é exatamente a mesma coisa. Você tenta dormir e comer bem, fazer seus exercícios de flexibilidade, alongamentos, estabilização, treino, trazer tudo em harmonia para que você esteja pronto novamente a cada três dias e se mantenha saudável e produtivo durante toda a temporada. Isso começa nas férias e na pré-temporada, mas é realmente um trabalho diário durante a temporada."

Kobel frisou a importância da recuperação: "Acho que você tem que fazer pelo menos tanto fora do campo quanto dentro de campo. Ele apenas joga junto. No final, seu corpo tem que funcionar de tal forma que você possa atuar na quadra. Se você não pode fazer isso, treinar em campo também não o ajudará. É por isso que os dois definitivamente andam de mãos dadas."

Perguntado sobre aspectos em que presta atenção especial, o goleiro apontou: "O sono é extremamente importante, provavelmente o número um, embora às vezes não seja tão fácil com todos os jogos noturnos e as viagens que temos. Além disso, a comida certa desempenha um papel, muita flexibilidade, tratamento, sauna, banho de gelo, todas as pequenas coisas que você ainda faz. Você espera que muitas pequenas coisas também se tornem algo grande."

Kobel revelou ainda que continua se aprofundando em sua educação sobre condicionamento: "Eu lido muito com isso. Claro, você também tem que ter cuidado, porque não existe um plano para todos. No final, certamente funciona para todos, durma bem e coma de forma saudável. Mas você pode continuar a apoiar, tirar algo disso. Você pode ver: Como é a sua ingestão de alimentos? Você precisa de probióticos ou do sistema imunológico? No inverno, temos muito pouco sol, então você tem que olhar um pouco mais para o nível de vitamina D. Todas essas são coisas que têm muita influência no corpo."

Sobre a pré-temporada, Kobel comentou: "Bom. Tivemos um amistoso muito, muito bom contra o Lille. Nossa pressão foi incrivelmente forte. Foram os primeiros 60 minutos muito bons. Ainda é cedo na temporada, é claro, mas acho que já estamos em relativamente boa forma e treinando bem."

Por fim, ao falar sobre os focos principais do treinamento, o goleiro disse: "Assim como na temporada passada. Analisamos a intensidade da corrida, a pressão e também o jogo de construção. Tudo o que você precisa para o jogo."

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram