Texto por Colaborador: 30/03/2022 -

O Borussia Dortmund terá que pagar caro pela saída antecipada da Liga dos Campeões. A distância financeira entre o BVB e o líder da Bundesliga, o FC Bayern, provavelmente aumentará um pouco.

O grupo supostamente fácil com Ajax Amsterdam, Sporting e Besiktas foi surpreendentemente fatal para o Borussia Dortmund nesta temporada da Liga dos Campeões.

Depois de duas claras falências contra os holandeses e uma lição em Lisboa, o BVB caiu na eliminatória com apenas nove pontos - um desastre financeiro para o clube, como calcula o "Ruhr Nachrichten".

Além do bônus inicial de 15,64 milhões de euros, há cerca de nove milhões de euros em bônus pelas três vitórias. Além disso, há 26,2 milhões de euros de um pote distribuído aos melhores participantes da Liga dos Campeões dos últimos dez anos, além de 12 milhões de euros do pool de TV.

O BVB recebeu assim 62 milhões de euros na temporada 2021/22 e, portanto, menos 19 milhões de euros do que no ano anterior, quando chegou apenas nas quartas-de-final da categoria rainha frente ao Manchester City.

Ainda mais amargo é o fato que o FC Bayern faturou particularmente bem este ano.

Dependendo de quão longe Munique pode chegar na Liga dos Campeões, eles podem até quebrar seu recorde anterior na temporada 2019/20 com uma receita de 130 milhões de euros.

De qualquer forma, a barreira das quartas de final é viável para os campeões recordes alemães. Lá, o FC Villarreal aguarda a equipe treinada por Julian Nagelsmann.

Sucessos históricos em breve ainda de BVB para BVB?

Apesar da saída antecipada, o BVB ainda tem sorte nesta temporada que os bônus aumentaram no geral e os sucessos passados ​​são altamente avaliados.

Este último em particular é considerado ainda mais importante na categoria rainha. De acordo com o "The Athletic", a UEFA planeja aumentar o número de participantes na Liga dos Campeões de 32 para 36 para a temporada 2024/25 com base em conquistas históricas.

Assim, duas vagas vão para as melhores equipes das últimas cinco temporadas que não conseguiram se classificar para a competição por meio de sua liga.

Outro lugar vai para as 5 melhores ligas da Europa, um titular adicional será determinado na qualificação. Alternativamente, especula-se que um lugar cada um vai para as duas melhores ligas no ranking de cinco anos.

Fonte: Sport.de