
Coluna do Breno - Olá! Sejam bem-vindo a mais uma coluna. Acabou a temporada. E a expectativa comparada com a realidade foi absolutamente melancólico. Uma das piores, em todos os sentidos possíveis. Precisando apenas empatar, o time auri-negro conseguiu quase perder uma vaga na Liga dos Campeões. E se perdesse, não seria nenhuma grande surpresa pelo futebol praticado. Ninguém se salvou nessa temporada. Todos tiveram a sua parcela de culpa.
Quem também tem grande culpa é a diretoria. Ela por sinal tem mais culpa, pois os jogadores que vestiram esse manto não têm culpa por terem vindo. E também as suas escolhas para treinador. Foi tudo errado. É um ano para esquecer e levantar as mãos e agradecer pela vaga direta para a fase de grupos da Liga dos campeões. Não escapou pela incompetência dos seus adversários que fizeram pior do que o Borussia.
O primeiro fato que deve ser colocado aqui, é a escolha do treinador. Peter Bosz. Ele sucedeu a Peter Tuchel. Que para mim pessoalmente, foi um grande erro. Mas Bosz também vinha de uma grande temporada pelo Ajax. O seu nome apareceu em grandes times e os diretores do BVB quiseram se antecipar e fechar. Fechou, mas também pelo andar da carruagem, não foi com tanta certeza.
O segundo ponto, foi o fato da própria demissão do treinador no andamento da competição. Ou seja, só mostrou que as convicções que a diretoria tinha não era tão grandes. E dentro de campo o time também não deu liga. E os resultados também não foram como esperado. E as eliminações deram que era preciso uma mudança. Tentar salvar pelo menos a temporada.
O time dentro de campo também não foi o mesmo do ano anterior. Um time desorganizado o ano inteiro. E com jogadores jogando por nome. E muitos também que não tem a cara do BVB. Adicione a isso também a mania de contratar jogadores jovens, sem experiencia de grandes jogos. Não sou contra, é preciso trazer bons valores, mas é preciso ter calma para colocá-los em campo.
E o que também ficou muito desnivelado foi contra o time vermelho. Tomamos nove gols. sendo que no segundo turno foi uma goleada de 6 a 0. Foi um dos maiores vexames da temporada. Só conseguimos fazer um gol, um misero gol. Foi pouco por um clube que nos últimos anos conseguiu gradualmente bater de frente. E nesse ano mostrou que ainda é preciso evoluir.
E no fim foi um fim melancólico. A comemoração de ir para a vaga direta é mais um alivio de que qualquer outra coisa. Até porque até os últimos minutos poderíamos ter perdido a vaga. E olha que nos esforçamos muito para isso. Foi um dos piores anos dentro de campo.
Por: Breno Benedito
22/01
11:00
Quinten Timber deve recusar o BVB e encaminha transferência para a França
22/01
10:25
BVB acompanha joia brasileira e observa próximos passos na Croácia
22/01
10:00
Imprensa aponta falhas recorrentes e questiona nível do elenco do BVB
22/01
09:44
Hummels critica expulsão no jogo do BVB e cobra revisão das regras
22/01
05:00
Watzke aposta em nova fase de instabilidade do Bayern
22/01
04:00
Negociação com Nmecha: BVB define cronograma para renovação
22/01
03:00
Dortmund busca blindar jovem promessa Kaba
22/01
02:00
Julien Duranville perto de deixar o BVB: transferência para o Basel está encaminhada
21/01
11:00
BVB vê Premier League observar Felix Nmecha para o próximo verão
21/01
10:30
Concorrência inglesa: Fulham intensifica interesse em Oscar Bobb, alvo do BVB
21/01
10:00
“Fracasso total” em Londres: Hummels faz críticas duras ao BVB após derrota para o Tottenham
21/01
09:42
Imprensa critica atuação do BVB após derrota para o Tottenham: “Assustador em intensidade e desarmes”
21/01
05:00
Borussia Dortmund muda estratégia e aceita cláusulas de saída em contratos
21/01
04:00
Negociação por jovem lateral brasileiro enfrenta obstáculo inesperado
21/01
03:00
Jogadores do BVB lamentam atuação fraca na derrota para os Spurs
21/01
02:00
Dortmund acelera investida por promessa ofensiva de 17 anos
20/01
18:50
Borussia Dortmund cai para o Tottenham após expulsão no primeiro tempo
20/01
18:30
Números de Tottenham 2x0 BVB - Champions League 25-26