Texto por Colaborador: 18/05/2021 -

Coluna do Pedro - O Borussia Dortmund conquistou, na última quinta-feira, o seu quinto título da DFB Pokal, a Copa da Alemanha. A partida contra o Red Bull Leipzig contou com um show do ataque aurinegro. Sancho e Haaland marcaram duas vezes e Reus gastou a bola, sendo eleito o melhor em campo.

A equipe volta a vencer a DFB Pokal depois de quatro anos. A última conquista, em 2017, contava ainda com Thomas Tuchel como técnico. Agora em 2021 e com Terzic, o time de Dortmund sobrou e goleou o Leipzig por 4 a 1. Ainda faltava um último objetivo na temporada: a vaga para a Champions League.

Agora não falta mais. No sábado, Schalke 04 e Eintracht Frankfurt se enfrentaram na Veltins Arena, em Gelsenkirchen. A situação antes da partida era a seguinte: o Dortmund estava na quarta colocação, com 58 pontos, enquanto o Frankfurt estava em quinto, com um ponto a menos. Uma derrota do Eintracht significaria que, caso o Borussia vencesse o seu próximo jogo, estaria confirmado na próxima Champions League.

Não vou falar que a torcida aurinegra se tornou, nem que por um instante, metade azul-real. A verdade é que o Schalke, arquirrival do BVB, ajudou o time de Dortmund ao vencer o Frankfurt por 4 a 3. No domingo, o Dortmund entrou em campo contra o Mainz 05 com a faca e o queijo na mão. Não perdeu a oportunidade.

Em mais uma partidaça do Marco Reus, o Borussia Dortmund venceu sem sustos o Mainz e carimbou o seu passaporte para a próxima Champions. Além disso, o Wolfsburg empatou com o Leipzig, o que deixou o Borussia Dortmund na terceira colocação.

Apesar dos pesares, uma temporada que parecia totalmente perdida acaba com um título e a vaga conquistada para a próxima Champions League. Acaba também com o desempenho em altíssimo nível de suas principais peças, como Jadon Sancho, Marco Reus e Erling Haaland.

O faturamento que a ida à Champions traz ao clube é importantíssimo, ainda mais em um momento de pandemia quando o clube não lucra com a venda de ingressos. A permanência de Haaland, grande estrela da equipe, também estava condicionada, em tese, a ida para a Champions League, feito que o clube conseguiu entregar.

Fora isso, fica a história de Edin Terzic. Um torcedor do clube, que fazia parte das organizadas, passou a integrar os membros da comissão técnica e, por conta da necessidade, se tornou técnico da equipe principal.

Com a chegada de Marco Rose, Terzic continuará a fazer parte do quadro de funcionários do Borussia Dortmund e, mesmo com a sua “saída”, garantiu um título para aquele grupo de torcedores do qual um dia ele já fez parte.

Em relação a temporada 2020/2021, ela se desenvolveu de maneira caótica para o torcedor aurinegro, com a demissão de Lucien Favre e queda de desempenho na Bundesliga, mas acaba com um final feliz. Um título, a preciosa vaga à próxima Champions League e a felicidade e permanência de seus jogadores.

Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @_PedroDuartee