Texto por Colaborador: Redação 06/01/2026 - 10:10

Em Marbella, sob chuva, Patrick Owomoyela e Danny Fritz se reuniram na sala de estar do hotel para abrir o ano do podcast do Borussia Dortmund. No episódio, Felix Nmecha falou sobre esperanças relacionadas à Copa do Mundo, o enfrentamento das decepções ao longo da carreira e o desenvolvimento constante de seu próprio caráter.

Nmecha disputa atualmente sua terceira temporada pelo Borussia Dortmund. Após sofrer com lesões longas nas duas primeiras temporadas desde sua chegada ao clube, no verão de 2023, o meio-campista agora se consolidou como titular. Desde o início da temporada, atuou em todas as partidas oficiais, na maioria delas permanecendo em campo por quase todo o jogo.

“Estou realmente gostando do jeito que estou jogando no momento. Também me sinto muito confortável no meu corpo”, afirmou no podcast do BVB, ao relembrar sua trajetória recente.

No inverno de 2023/24, Nmecha ficou afastado por três meses devido a problemas no quadril. Já no início de 2025, uma lesão ligamentar o tirou de ação por mais de dois meses. Em uma publicação no Instagram, o jogador resumiu esse período: “A lesão me moldou de maneiras que nunca imaginei”. No podcast, ele explicou melhor esse processo:

“Quando você passa por essas fases, muita coisa sempre acontece na sua cabeça. Cresci mentalmente nesse período. Não é fácil quando você não joga e vê que as coisas não estão indo tão bem com o time. Depois, você precisa se desafiar mentalmente todos os dias. Houve muita coisa que me fez crescer. Depois disso, eu estava pronto para ajudar o time novamente.”

Apesar dos contratempos físicos, Nmecha avalia de forma positiva sua passagem pelo Dortmund até agora.

“Considero todas as temporadas que passei no BVB até agora boas porque consegui crescer nesse processo. É uma jornada para mim.”

Ele reconhece que o caminho nem sempre é linear: “Eu sei que nem todo jogo será bom. Nem toda fase de uma carreira será boa. No entanto, tento não focar demais no que as pessoas dizem. O primeiro ano foi bom para mim porque cheguei a conhecer um nível mais avançado. Claro, não foi fácil por causa da lesão, mas também me deu muito crescimento mental. O segundo ano também foi bom para mim. Todo ano sinto que estou melhorando.”

O meio-campista também explicou como lidou emocionalmente com os períodos difíceis: “Eu não tiro minha alegria só do futebol. Eu não me vejo apenas como Felix, o jogador de futebol. E acho que, como minha identidade não está tão firmemente ancorada no futebol, eu ainda sentia essa alegria, essa paz naquele tempo. Isso me ajudou muito. Se você toca mais, tem mais condicionamento físico, também ganha ritmo. Aí você ganha mais autoconfiança e sempre melhora.”

Desde o retorno aos gramados, em abril de 2025, o desempenho de Nmecha tem sido cada vez mais consistente. Ele entrou duas vezes como reserva e foi titular em cada um dos últimos cinco jogos da temporada. Nesse período, o Borussia Dortmund venceu seis partidas e empatou uma, além de garantir vaga na UEFA Champions League, com participação direta do camisa 8.

“Desde a última temporada, quando voltei ao time titular, eu me via como um líder. Isso também faz diferença mentalmente, porque aí você tem mais expectativas sobre si mesmo. E graças ao tempo que passou aqui, você também conhece melhor seus companheiros e sabe quais passes para qual jogador colocar”, explicou o jogador de 25 anos.

Nesta temporada, Nmecha atuou em todas as 24 partidas oficiais, marcou quatro gols e distribuiu duas assistências. Ao fazer um balanço coletivo, destacou: “Estamos todos felizes por termos entrado no intervalo em segundo lugar, mas definitivamente há espaço para melhorar. Nós também sabemos disso. Sabemos o quanto temos de qualidade no nosso elenco. Estamos no caminho certo, mas precisamos continuar.”

No plano individual, completou: “Pessoalmente, quero melhorar de jogo em jogo e ajudar o time.”

E detalhou o que espera da equipe: “Queremos vencer com mais clareza e acabar com os jogos mais cedo. Você sempre dá tudo em um jogo, mas quando está 3-0 com 20 minutos para jogar, é diferente de quando está só 1-0. Então você ainda tem que estar completamente presente.”

Com o fim da temporada da Bundesliga, no entanto, o ano de Nmecha ainda não estará encerrado. O meio-campista mantém o foco na Copa do Mundo de 2026.

“É uma motivação extra porque é um objetivo claro, claro. Eu só tento pensar de jogo em jogo. Não entro em cada jogo com o pensamento: ‘Tenho que jogar bem por causa da Copa do Mundo.’ Mas é um desejo muito grande. É por isso que eu tenho que trabalhar, e espero conseguir.”

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram