O técnico Lucien Favre, do Borussia Dortmund, tomou uma importante decisão sobre o elenco durante a preparação para a nova temporada. As especulações sobre a troca rondaram durante um tempo. O suíço nomeou Thomas Delaney para o conselho de capitões da equipe, conforme relatado pelo "Sport Bild".
Mais recentemente, o jogador de 29 anos foi repetidamente negociado como um possível candidato à saída do clube. Delaney, assim, reabastece o conselho de quatro pessoas dos jogadores do BVB depois que o vice-capitão Lukasz Piszczek decidiu sair em meados de agosto. Piszczek, que está no último ano de contrato com o BVB quer em breve encerrar a carreira, quis passar a responsabilidade para jogadores mais jovens no futuro. Além do indiscutível capitão Marco Reus e de seu novo vice, Mats Hummels, o meio-campo Axel Witsel ainda faz parte do conselho de líderes da equipe.
O dinamarquês Delaney, por 45 vezes, convenceu Favre com suas qualidades de liderança. O meio-campista é considerado um profissional exemplar dentro e fora de campo. Ele também ajuda os jovens jogadores a se integrarem ao time. Ao mesmo tempo, essa decisão também deve colocar de lado os rumores mais recentes de mudança.
De acordo com o Sportblatt, o concorrente da Bundesliga, Hertha, recentemente manifestou interesse em Delaney. Com a nomeação para o conselho da equipe, Lucien Favre deixou inequivocamente claro que está planejando contar com o veterano. Delaney ainda tem contrato com o Borussia até 2022.