Texto por Colaborador: Redação 08/12/2023 - 09:47

Borussia Dortmund e Leipzig vão enfrentar-se se pela 15° vez na Bundesliga. Desde a subida dos saxões, no verão de 2016, apenas o Bayern Munique (584) somou mais pontos do que o BVB (493). O Leipzig (467) é o terceiro nesta lista.

Situação inicial: Quinto x quarto. Com uma vitória, o BVB (25 pontos) passaria à frente do Leipzig (26) na tabela. Os visitantes quase só são suscetíveis em situações de transição (já são quatro gols sofridos no contra-ataque), em que o Borussia volta a ser muito forte (já são cinco gols marcados no contra-ataque).

Início/Distância: Os auri-negros venceram quatro dos últimos cinco jogos em casa e perderam apenas um dos últimos 22 encontros diante da torcida em casa na temporada. Com três vitórias e três derrotas, o Leipzig é o sétimo time mais forte fora de casa. Dos últimos cinco jogos fora de casa em todas as competições, apenas um foi vencido (2-1 em Belgrado, no início de novembro), mas quatro foram perdidos (em Wolfsburg no campeonato e na Copa, Mainz e Manchester).

Estatística: Apenas Bayer e Bayern perderam menos vezes do que o BVB (duas derrotas), que venceu apenas um dos últimos cinco jogos no campeonato (contra o Gladbach). Em cinco partidas, os pontos ainda foram conquistados, apesar de um déficit temporário (três vitórias e dois empates). Apenas o Bayern manteve mais clean sheets (seis vezes) do que o Leipzig (cinco vezes). Apenas o Stuttgart (seis) ganhou mais pênaltis que os saxões (cinco).

Equilíbrio: Nos sete encontros entre os dois clubes no Signal Iduna Park até agora, foram marcados 30 gols, uma média de mais de quatro por jogo. Nunca houve empate 0-0 entre as duas equipas, nem em Dortmund nem em Leipzig. O Leipzig não sofreu mais derrotas fora de casa do que o BVB (quatro) em qualquer outro clube da Bundesliga.

A maior vitória: Em 26 de agosto de 2018, o BVB venceu por 4 a 1, apesar dos visitantes assumirem a liderança após 31 segundos por intermédio de Augustin. Mo Dahoud, aos 21 minutos, Marcel Sabitzer, do Leipzig, com um gol contra (40), e Axel Witsel (43), fez o 3-1 ao intervalo. Marco Reus fechou o placar nos acréscimos. (Via BVB)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

69 pessoas já votaram