Texto por Colaborador: Redação 25/12/2023 - 05:51

Muito se falou sobre a incapacidade do Borussia Dortmund de substituir jogadores como Jude Bellingham, Jadon Sancho e Erling Haaland. Mas será que a equipe do BVB piorou, como se compara às outras equipes de topo da Bundesliga, e Edin Terzic está a tirar o máximo partido dos seus jogadores? Confira uma excelente análise traduzida do bvbbuzz:

Atacantes

Sebastien Haller não foi visto nesta temporada, jogando menos de 400 minutos no total até agora, e menos de 15 minutos em quatro de suas últimas cinco partidas. Enquanto Youssoufa Moukoko também teve dificuldades para ganhar tempo de jogo. A contratação de verão, Niclas Füllkrug, rapidamente se estabeleceu como o atacante titular, jogando 83% dos minutos possíveis e 1.637 minutos no total.

O internacional alemão soma dez contribuições para o Borussia Dortmund até o momento. No entanto, seu 0,65 npxG+xAG ainda está 0,09 atrás da marca de Haller da temporada passada no mesmo número de minutos. Os xG e a produção de gols de Füllkrug têm sido razoavelmente medianos, dada a qualidade do BVB em torno de 0,45 por 90 minutos. Embora sua criatividade tenha sido boa, Fullkrug dobrou sua produção esperada de assistências com cinco assistências reais.

Para maximizar a eficácia dos seus atacantes, Terzic poderia empregar uma variedade de estratégias. Um deles é super subs. Isso exigiria que Moukoko ou Haller fossem substituídos por volta dos 60 minutos. Isto proporcionaria algum descanso a Füllkrug, que na Bundesliga e na Liga dos Campeões acumulou ⅔ dos minutos do campeonato na época passada, menos de metade da campanha. Isto também tiraria mais proveito de Haller e Moukoko, que muitas vezes foram contratados tarde demais para causar qualquer impacto real.

Terzic também pode ajustar seu sistema para dar mais chances aos atacantes ou utilizar a competição por minutos para tirar o máximo proveito de seu número nove. Embora Füllkrug tenha trazido uma série de grandes atributos para a equipe, ele não necessariamente elevou o nível. Isso não quer dizer que ele deva ser dispensado, mas o jogador de 30 anos às vezes pode parecer um estranho no ataque flutuante do BVB.

 Meio-campo ofensivo/alas

O meio-campo ofensivo e os jogadores laterais do Borussia Dortmund são Donyell Malen, Karim Adeyemi, Jamie Bynoe-Gittens, Samuel Bamba, Gio Reyna, Julian Brandt e Marco Reus. Este grupo, entretanto, viu o ataque do BVB cair de 2,09 xG por 90 para 1,85 – uma queda de 11,5%.

Embora a perda de Raphael Guerreiro possa ter afetado a criatividade do Borussia Dortmund, espera-se que jovens jogadores como Adeyemi, Reyna e Jamie Bynoe-Gittens melhorem para ajudar a cobrir grande parte da lacuna. Brandt teve um excelente aumento, saltando para 0,7 npxG + xAG por 90. Isso demonstra que ele deveria ter sido capaz de cobrir a perda de alguma criatividade. No entanto, o jogo ofensivo geral da equipe tem sido inconsistente.

Os alas ofensivos sob o comando de Terzic nesta temporada foram alternados quase aleatoriamente. Isso é visto porque Jamie Bynoe-Gittens jogou bem contra o Hoffenheim, mas foi dispensado por um tempo. E quando voltou, tornou-se um dos pilares do time titular em três jogos por semana. Isso foi visto de forma semelhante com Karim Adeyemi.

Isso também fez com que Julian Brandt e Marco Reus jogassem juntos com frequência, com o primeiro começando ao lado, mas chegando muito perto. Embora Brandt possa precisar se estreitar, isso acontece às custas da largura, com Marius Wolf lutando, Ramy Bensabaini mais defensivo e as melhores contribuições ofensivas de Julian Ryerson vindo da inversão para áreas centrais.

Isto leva novamente à questão da rotação, com Brandt tendo jogado mais de 1.500 minutos e Malen e Reus cerca de 1.200 cada na liga e na Liga dos Campeões. Em particular, o uso de Marco Reus diminuiu sua eficácia com apenas 0,22 xG+xAG em suas últimas cinco partidas na liga. O atacante de quase 35 anos começou a temporada em excelente forma, mas seu uso excessivo levou a uma queda na eficiência.

Esta não é uma crítica a Reus, que ainda é capaz de produzir excelentes atuações, mas simplesmente está sobrecarregado. É o oposto de Karim Adeyemi, que tem sido excelente nas partidas, mas tem enfrentado dificuldades no campeonato em grande parte devido aos minutos inconsistentes. As 14 ações de criação de chutes de Adeyemi na Liga dos Campeões são o dobro das da liga em aproximadamente a mesma quantidade de minutos, mas cinco partidas a menos.

Ao trocar Adeyemi por Reus, o Borussia Dortmund poderia tirar mais proveito de ambos os jogadores, enquanto a largura do primeiro poderia beneficiar todos os atacantes, permitindo que Brandt começasse em sua posição natural.

Meio-campo

Embora o problema no ataque seja que certos jogadores obstruam todos os minutos, o problema no meio-campo tem sido a qualidade do elenco e as lesões. É fácil destacar que a lesão de Félix Nmecha coincidiu com a queda de forma do plantel e a equipe sente claramente falta da sua capacidade de receber a bola no intervalo de volta.

Este problema de formação de elenco também pode ser a culpa de Edin Terzic. A má campanha de Emre Can deve-se ao facto de ele ter sido potencialmente substituído por Edson Alvarez, antes de ser nomeado capitão do nada. Além disso, Terzic continua a insistir em usar Can, apesar de algumas das melhores atuações do Dortmund terem ocorrido com um meio-campo de dois homens: Salih Özcan e Felix Nmecha/Marcel Sabitzer.

Embora nem Özcan nem Can tenham se destacado, o primeiro foi frequentemente eliminado injustamente. Ainda existe um problema de rotação no meio-campo, já que Nmecha e Sabitzer parecem ser forçados a ficar muitos minutos logo após retornarem de lesões. O BVB tem Abdoulaye Kamara, de 19 anos, que poderia ser convocado para a equipe titular, embora isso também fosse um risco.

O Borussia Dortmund deve conseguir tirar mais proveito dos jogadores que possui, mas pode ter se apresentado mal no meio-campo.

Defesa

Já foi dito o suficiente sobre o desejo do Borussia Dortmund de ter apenas três jogadores titulares nas posições de defesa central e lateral. Isso fez com que Thomas Meunier retornasse ao time, apesar de suas fracas atuações, e jogadores como Marius Wolf também começaram continuamente.

Novamente, há um problema de uso excessivo de certos jogadores. Muito se falou sobre o quão imenso Mats Hummels tem sido. No entanto, isso trouxe muitas consequências. Hummels sofreu vários pênaltis, além de um cartão vermelho nesta temporada. Isto se deve em parte ao fato de jogar atrás de um meio-campo defensivamente fraco e de uma imprensa mal projetada.

Hummels jogou todos os minutos da Liga dos Campeões, além de pouco menos de 1.000 minutos da liga. O veterano defesa-central, tal como Reus, ainda é excelente quando está no seu melhor, mas Terzic precisa de compreender que os seus níveis serão inconsistentes ou terão de vê-lo menos em campo.

Dos pênaltis e cartões vermelhos sofridos por Hummels, dois ocorreram logo após disputar partidas completas no meio da semana, enquanto o terceiro ocorreu a apenas uma semana de ter jogado 270 minutos em oito dias. A falta de rotação de Terzic também pode ter afetado o jovem Nico Schlotterbeck.

Tendo já jogado 1.700 minutos na Bundesliga e CL menos da metade da temporada, Schlotterbeck é um dos muitos jogadores do Dortmund que está a caminho de quebrar seu recorde pessoal de minutos. Apenas Kobel jogou mais minutos do que o talentoso defesa, que viu um início de temporada fantástico ser prejudicado pela má forma que antecedeu as férias de inverno.

Niklas Süle viu cerca de metade dos seus minutos no campeonato serem disputados como lateral-direito. Apesar de um salário de oito dígitos e de ter sido titular regular na temporada passada, Süle foi considerado uma opção de rotação inadequada nesta temporada. Isto terá de mudar se o Borussia Dortmund quiser terminar entre os quatro primeiros.

Conclusão

Edin Terzic tem profundidade em muitas posições. Embora as posições de lateral e meio-campo do Borussia Dortmund possam carecer de profundidade, Terzic fez um péssimo trabalho ao rotacionar seus jogadores. Isso levou à fadiga, afetando o desempenho. Também levou à desestabilização do ataque, já que Terzic encontrou uma solução temporária jogando Reus e Brandt juntos. Embora seja bom em surtos, é fácil de jogar, pois a falta de largura torna o BVB mais fácil de ler.

Além disso, o elenco do Borussia Dortmund é muito melhor que o quinto colocado na Bundesliga. As expectativas para a equipe ainda devem ser altas, pois tem talento para competir com as melhoresequipes. No entanto, o BVB deve parar de colocar seu primeiro XI no chão e girar mais para que os jogadores possam lidar com os rigores de jogar em três competições.