Texto por Colaborador: Redação 07/06/2024 - 00:00

Apesar da temporada fabulosa do seu antigo clube, o Bayer Leverkusen, Michael Reschke, antigo dirigente da Bundesliga, ainda não acredita que o duplo-campeão irá dominar nos próximos anos. “A ideia de uma era em que você se torna constantemente campeão alemão é uma expectativa exagerada”, disse Reschke em entrevista ao Run. No entanto, os campeões e vencedores da taça irão “qualificar-se para a Liga dos Campeões nos próximos três ou quatro anos e também terão uma palavra importante na luta pelo campeonato”, previu.

Reschke trabalhou em Leverkusen de 1979 a 2014, inicialmente como treinador de juniores, de 1998 como líder de juniores e posteriormente como treinador (2004 a 2014). Ele também trabalhou para os campeões Bayern de Munique, Stuttgart e Schalke 04.

Apesar de sua longa passagem pela Bayer, ele não se vê envolvido no sucesso atual. Embora tenha sido "decisivamente responsável" pela "criação de estruturas, padrões de avaliação e processos no escotismo que foram e são muito bons", disse ele, "mas não tenho nenhum papel visível no histórico de sucesso deste ano". No entanto, admitiu uma “ligação muito emocional ao clube”.

Segundo Reschke, o clube terá de lidar com as futuras saídas do treinador Xabi Alonso ou da estrela do meio-campo Florian Wirtz; isso é "business as usual": "E o clube continuará forte se mudar para um clube de topo".

Mesmo jogadores como Wirtz são “impossíveis de substituir igualmente”, mas: “Mesmo a sua saída, que em algum momento é iminente, não chocará o clube”.