Texto por Colaborador: Redação 25/07/2024 - 12:10

O nome Shinji Kagawa é aquele que muitos torcedores do Dortmund vão se lembrar com carinho dos dias do jogador do BVB. Inicialmente contratado na temporada 2010/11, Kagawa desempenhou um papel importante no sucesso do Dortmund de Jürgen Klopp na temporada 2011/12, onde o clube conseguiu uma dobradinha doméstica.

O japonês desempenhou um papel fundamental em ajudar o clube a garantir a Bundesliga e a DFB Pokal, apenas para o jogador ser roubado pelo Manchester United. Seu tempo no United foi abaixo do esperado, no entanto, e o jogador voltou ao Dortmund na temporada 2014/15, onde marcaria mais alguns gols icônicos.

Desde então, Kagawa tocou na Turquia, Espanha e Grécia. Mais recentemente, ele voltou ao Japão com o Cerezo Osaka e, considerando que o Dortmund está em turnê na Ásia, não é surpresa que Kagawa e os pretos e amarelos tenham se reunido para uma sessão de perguntas e respostas sobre uma variedade de tópicos, incluindo seus sentimentos sobre seu tempo com o BVB, que Shinji lembra com muito carinho: 

"Quando olho para trás [no meu tempo com o Dortmund], para mim é um clube especial. Conseguimos coisas muito boas como a Bundesliga e a [DFB] Pokal... apenas boas lembranças."

Em 216 jogos pelo clube, Kagawa marcou 60 gols e deu 55 assistências pelo clube, o que destaca o quão importante ele foi para o sucesso do clube, especialmente em sua primeira passagem. O rival regional do Dortmund, o Schalke, foi um de seus adversários favoritos para marcar, o que só tornou o jogador mais querido pelos torcedores do Dortmund. Em nove partidas contra o time de Gelsenkirchen, ele marcou quatro gols e deu mais duas assistências. Dois desses gols, aliás, se enquadram na categoria de seus gols favoritos pelo clube, que ocorreram em seu primeiro clássico contra o Schalke na arena Veltins durante a temporada 2010/2011.

Kagawa também falou sobre suas memórias de jogar no Westfalenstadion, afirmando que o estádio em si era exemplar e muito especial para ele:

"A melhor sensação da minha carreira. Estou muito orgulhoso de ter jogado lá [Signal Iduna Park]. É um estádio muito especial."

O tempo de Kagawa com o Dortmund pode ter sido dividido em duas metades depois que o jogador se mudou para o Manchester United, mas o jogador claramente manteve e internalizou seu tempo no Dortmund de uma forma que deixa claro por que ele sempre foi um favorito dos fãs. Mesmo que ele não use mais as cores do Dortmund, como Nuri Sahin deixou claro para seus pupilos na preparação para o amistoso contra o atual clube de Kagawa, o Cerezo Osaka, se alguém der tudo de si enquanto joga pelo Dortmund, sempre será lembrado. Shinji Kagawa se enquadra nessa categoria e continua sendo uma lenda para o clube e, em parte, representa uma das épocas de maior sucesso do clube na história recente.

(Via BVB Buzz)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

57 pessoas já votaram