Os mais jovens provavelmente só conhecem Eike Immel como um nome. O goleiro, nascido em 1960, esteve durante muitos anos entre os postes dos dois adversários deste domingo, Stuttgart e Borussia Dortmund, e até se tornou campeão alemão com o VfB. Numa entrevista ao Schwäbische Zeitung, Immel compara os seus dois antigos clubes do presente e do passado.
Ainda adolescente - relativamente incomum na época - Eike Immel, que cresceu em Stadtallendorf, mudou-se para o Borussia Dortmund em 1976, onde estreou na Bundesliga aos 17 anos. Depois de oito anos e 247 jogos no campeonato pelo BVB, mudou-se para a Suábia, onde até cuidou do gol por nove anos no Stuttgart. Lá ele alcançou seu maior sucesso no futebol de clubes com o título do campeonato em 1992 sob o comando de Christoph Daum. Immel mudou-se então - também relativamente incomum na época - para o Manchester City, na ilha, que, no entanto, não era um clube de ponta na época, nem nacional nem internacionalmente.
Todavia, ele colecionou méritos internacionais com a seleção alemã. Como goleiro substituto, ele não foi utilizado no título do Campeonato Europeu em 1980 e nos dois vice-campeões mundiais em 1982 e 1986. Quando ele se tornou goleiro titular após a expulsão de Harald Schumacher, a Alemanha perdeu para a Holanda nas semifinais do Campeonato Europeu de 1988, em seu próprio país. Ele então desentendeu-se com o chefe da equipe, Franz Beckenbauer, e não estava mais lá quando venceu a Copa do Mundo de 1990.
No entanto, tudo isto não é o tema da entrevista detalhada do Schwäbische Zeitung com Eike Immel, mas sim as perspectivas para o jogo de domingo entre Stuttgart e Borussia Dortmund.
Atualmente, ele considera o futebol dos suábios o mais atraente da Alemanha, atrás do Bayer Leverkusen. Isso coloca o VfB à frente do BVB, de cujo futebol ofensivo ele também gosta. Ele vê o Dortmund como “bombasticamente forte”. É por isso que ele confia no BVB para disputar o campeonato. O VfB primeiro precisa confirmar os altos da temporada anterior após sua saída.
O que nos leva ao tema dos jogadores que, como ele, jogam ou jogaram pelos dois clubes. O BVB comprou atualmente Waldemar Anton e Serhou Guirassy, para os quais, segundo Immel, o dinheiro maior foi crucial. “Os jogadores são pragmáticos.” A maior probabilidade de participação na Liga dos Campeões também pode ter contribuído.
Quando se mudou de Dortmund para Stuttgart, os sinais eram diferentes. Naquela época, era quase certo que o Stuttgart jogava internacionalmente, enquanto o BVB geralmente estava na metade inferior da tabela da Bundesliga. Estes sinais foram agora completamente revertidos, razão pela qual as transferências são agora do VfB para Dortmund e não o contrário.
Para os torcedores, o BVB já era maior que o resto da Bundesliga naquela época. Mesmo que exagere um pouco no número de espectadores, Immel tem razão ao dizer que, especialmente na sua época, o futebol era vivido mais intensamente em Dortmund do que em qualquer outro lugar.
Aliás, Eike Immel não tem favorito no jogo entre VfB Stuttgart e Borussia Dortmund. Ele deseja a vitória dos dois no duelo entre seus ex-clubes – com o qual encontra uma resposta bastante diplomática, que nem sempre foi o ponto forte de Immel.
via bvbwild
22/11
09:52
BVB x Freiburg: escalações, onde assistir e arbitragem
22/11
09:27
Anton fala sobre críticas após saída do Stuttgart: 'Prefiro manter distância das redes sociais'
22/11
09:16
Fatos sobre Borussia Dortmund x Freiburg: domínio dos auri-negros em casa
22/11
09:00
Hoeneß descarta Dortmund na briga pelo título: 'Só Leverkusen e Leipzig são concorrentes reais'
22/11
02:55
BVB: Anton apoia Sahin
22/11
02:23
Início difícil: Beier chega à conclusão provisória do BVB
22/11
02:21
Movimento explosivo: membros do BVB exigem uma posição clara contra Rheinmetall
21/11
18:18
Donyell Malen prepara despedida do BVB
21/11
10:59
Sahin celebra retornos e projeta confronto do Dortmund contra o Freiburg
21/11
09:04
Sahin adota cautela com Filippo Mané
21/11
09:00
Sem transferências de inverno para o Borussia Dortmund?
21/11
09:00
Torcedores do BVB pedem fim de parceria com empresa de armas
21/11
03:00
Sahin intrigado com o histórico horroroso do BVB
21/11
02:00
Oferta está disponível – Filippo Mané hesita em assinar
21/11
00:01
Borussia Dortmund corre o risco de perder um importante funcionário
20/11
18:42
Antecedentes explosivos da situação de Kehl revelados
20/11
10:40
Barcelona considera troca por Adeyemi, afirma imprensa espanhola
20/11
10:37
Michael Zorc prestes a retornar ao Borussia Dortmund