Texto por Colaborador: Redação 28/01/2026 - 03:00

Desde março de 2024, Alexander "Alex" Frei estava sem emprego. Mas o período sem vínculo fixo chegou ao fim para o ex-artilheiro do Borussia Dortmund. O ex-jogador, agora com 46 anos, assumirá o cargo de treinador de seleção nacional.

De 2006 a 2009, o suíço atuou pelo BVB. Em suas 83 partidas pelos amarelo e preto, balançou as redes 37 vezes e distribuiu 20 assistências. Com a camisa da seleção nacional, Frei apresenta números ainda mais impressionantes. Pela "Nati", entrou em campo em 84 jogos internacionais e marcou impressionantes 42 gols. Com isso, o natural de Basileia é o maior artilheiro da história da seleção helvética.

Após deixar Dortmund, Frei encerrou sua carreira como atleta em sua cidade natal, defendendo o FC local. Depois de uma primeira passagem como diretor esportivo do FC Lucerna, treinou inicialmente o modesto AS Timau Basel, além do FC Basel, FC Wil 1900 e FC Winterthur. Sua última atuação como técnico foi em 25 de março de 2024. Após 28 partidas no FC Aarau, da Challenge League, renunciou voluntariamente ao cargo.

Estreia em março

A partir de 1º de fevereiro de 2026, o ex-artilheiro de Dortmund assume o posto de novo treinador principal da seleção sub-21 da Suíça. A informação foi divulgada oficialmente pela Federação Suíça de Futebol (SFV) na segunda-feira. Sua estreia acontecerá nas duas partidas de qualificação para a Eurocopa em março, contra as Ilhas Faroé e contra a Estônia.

"O retorno à SFV significa muito para mim", enfatiza Frei em comunicado da federação. "Quero contribuir com minhas experiências do futebol de elite nacional e internacional, levar a equipe adiante e promover os jogadores individualmente. Estamos no meio da qualificação para a Eurocopa. Ainda temos a chance de nos qualificarmos diretamente ou como segundo colocado para a Eurocopa. Queremos aproveitar essa chance."

A tarefa de Frei também consiste em "fortalecer ainda mais o desenvolvimento individual dos jogadores e promover de forma sustentável a transição para a seleção principal", conforme explica a SFV.