Texto por Colaborador: Redação 08/08/2025 - 09:18

Uma análise dos últimos dez anos mostra que a queda de desempenho do Borussia Dortmund a partir de outubro, conhecida como “maldição do outono”, não é apenas impressão dos torcedores. Desde 2015, o time registra uma queda acentuada na média de pontos na Bundesliga no fim do ano, atingindo seu pior desempenho em dezembro.

Segundo levantamento do tz, o BVB somou, em média, 2,36 pontos por jogo no mês de agosto nesse período. A partir de outubro, empates e derrotas aumentam, e a média despenca, chegando a apenas 1,49 pontos em dezembro. Um rendimento que, em projeção, resultaria em cerca de 50 pontos ao final da temporada — insuficiente para garantir vaga nas competições europeias.

Niko Kovac, que assumiu em fevereiro após a saída de Nuri Sahin, levou a equipe de volta aos trilhos e à Liga dos Campeões. Agora, terá a missão de evitar nova baixa no rendimento quando os dias ficarem mais curtos.

Historicamente, o Dortmund se recupera na segunda metade da temporada — nas últimas seis edições da Bundesliga, conquistou mais pontos após a pausa de inverno. Ainda assim, a queda no outono costuma afastar o clube da briga pelo título, resultando em vice-campeonatos e grandes diferenças para o campeão.

A tarefa de Kovac será encontrar a causa dessa queda e impedir que ela volte a ocorrer na temporada 2025/26.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram