Com quem o Borussia Dortmund se divertirá na nova temporada da Liga dos Campeões? 29 dos 32 participantes foram determinados.
Na 34.ª rodada, o Union Berlin garantiu a quarta passagem para a Liga dos Campeões a que a Bundesliga tem direito para a temporada 2023/24 – e celebra assim a sua estreia na mais importante competição europeia. Borussia Dortmund, Bayern e RB Leipzig tinham a certeza de que voltariam a poder participar na lucrativa fase de grupos.
Como a grande reforma da Liga dos Campeões entrará em vigor a partir de 2024, haverá 32 equipes na categoria rainha pela última vez. A Premier League, La Liga, Serie A e Bundesliga tem quatro clubes cada, com dois indo para França e Portugal. Além disso, os campeões da Holanda, Áustria, Escócia e Sérvia serão recompensados com uma vaga na fase de grupos.
Cinco times da Liga dos Campeões da Espanha
Além disso, os atuais vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa podem participar e até começar no primeiro pote do sorteio - tal como os campeões das principais nações. Como o Man City ganhou o pote pela primeira vez e teria se qualificado para a categoria rainha de qualquer maneira, a décima primeira melhor federação no ranking da UEFA foi beneficiada - este ano a Ucrânia, na qual o Shakhtar Donetsk se sagrou campeão.
O triunfo na Liga Europa do Sevilla, que foi derrotado no campeonato nacional, significa que a La Liga pode começar com cinco equipes - tal como a Bundesliga experimentou no ano passado graças ao Eintracht Frankfurt. Galatasaray, Youngs Boys Bern e Sporting Braga compraram os seus bilhetes através dos play-offs. As últimas três equipes seguirão na quarta-feira.
Estas 29 equipes certamente estarão na Liga dos Campeões em 2023/24 (a partir de 11 de junho):
Alemanha : Borussia Dortmund, FC Bayern, RB Leipzig, Union Berlin
Inglaterra : Manchester City, Arsenal, Manchester United, Newcastle
Espanha : FC Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Real Sociedad, FC Sevilla
Itália : SSC Napoli, Lazio Roma, Inter de Milão, AC Milan
Portugal : Benfica, FC Porto, Sporting Braga
França : Paris St Germain, RC Lens
Holanda : Feyenoord
Áustria : RB Salzburg
Escócia : Celtic Glasgow
Sérvia : Red Star Belgrado
Ucrânia: Shakhtar Donetsk
Suíça : Young Boys Bern
Turquia : Galatasaray
Via Kicker