Texto por Colaborador: Redação 13/04/2021 - 23:51

Apesar de uma dívida de mais de um bilhão de dólares, o Barcelona é pela primeira vez o clube de futebol mais valioso do mundo. Segundo a revista de negócios "Forbes", os catalães substituíram o arquirrival Real Madrid (4,75) na liderança, com um valor estimado de 4,76 bilhões de dólares. O primeiro caçador dos dois endereços nobres espanhóis é o Bayern de Munique.

O vencedor da Liga dos Campeões, que conquistou todos os seis títulos possíveis na temporada passada, subiu para o terceiro lugar com 4,215 bilhões de dólares, após um aumento no valor de 39 por cento nos últimos dois anos. De acordo com a Forbes, a equipe com sede em Munique mais do que quadruplicou seu valor nos últimos oito anos.

Segundo clube da Bundesliga entre os 20 primeiros, o Borussia Dortmund está em décimo segundo lugar, com um valor de 1,9 bilhões de dólares. Isso significa que Westfália mais do que dobrou seu valor em dois anos (112 por cento).

Apesar da pandemia global, o valor dos 20 principais clubes aumentou em média 30%. Um dos motivos para isso é o aumento do interesse dos investidores. O valor do Liverpool FC de Jürgen Klopp subiu para US $ 4,1 bilhões com a entrada da RedBird Capital. Isso é mais de seis vezes o faturamento, significa um aumento de 88% e é o quinto atrás do Manchester United (4,2).

O faturamento médio dos clubes caiu 9,6%, para 441 milhões de dólares, e o lucro chegou a 70%, para 23 milhões de dólares em média.

Dos 20 clubes mais valiosos, além do Bayern e do BVB, nove vêm da Premier League inglesa, quatro da Itália, três da Espanha e um da França e da Holanda.