Texto por Colaborador: Redação 24/12/2023 - 00:00

Edin Terzic permanecerá como técnico do Borussia Dortmund em um futuro próximo. Mas será que conseguiu corresponder às expectativas do clube na primeira metade da temporada?

Não é um equívoco que, apesar de um forte desempenho na UEFA Champions League, o Borussia Dortmund esteja em dificuldades e o moral em torno do clube esteja baixo. Desde o empate em 3 a 3 com o Eintracht Frankfurt, os auri-negros conseguiram somar apenas sete pontos em oito partidas, vencendo apenas uma. Esta sequência na Bundesliga foi imprensada por um péssimo desempenho contra o Stuttgart na DFB-Pokal e uma vitória marcante sobre o Milan, que ajudou o clube a vencer o grupo da morte na Liga dos Campeões.

Esta série terminou com um empate 1-1 contra o Mainz 05 na terça-feira, mas Edin Terzic foi inocentado e será o treinador principal do BVB no início da rodada.

Números subjacentes: o Borussia Dortmund é tão ruim quanto parece?

No ataque

O ataque do Borussia Dortmund ocupa atualmente o quinto lugar em termos de xG na Bundesliga. Isso os coloca 8,4 xG atrás do Stuttgart e também atrás de jogadores como o RB Leipzig – que tem um ataque pouco comprovado após a revisão de verão e a lesão do craque Dani Olmo.

Isto é particularmente impressionante, já que o Borussia Dortmund foi ultrapassado por uma equipe que vendeu o seu melhor marcador, Christopher Nkunku, no verão. A equipe de Edin Terzic terminou a temporada anterior com o segundo melhor ataque da Bundesliga e manteve o controle de todos os jogadores importantes do ataque, exceto Raphael Guerreiro e Jude Bellingham.

Isto demonstra como Terzic não conseguiu fazer progredir a sua equipe. Isto fica claro nos casos de Youssoufa Moukoko, Jamie Bynoe-Gittens, Karim Adeyemi e Gio Reyna.

Todos esses jovens talentos lutaram por um tempo de jogo consistente na primeira metade da temporada, sem dar passos significativos em termos de desempenho. Se pelo menos um tivesse sido excepcional, seria mais fácil culpar os jogadores, mas todos não conseguiram progredir. Além disso, Donyell Malen - que deveria estar no seu auge - regrediu à inconsistência, calculando a média de um gol a cada 250 minutos.

Na defesa

Defensivamente, as coisas ficam muito mais difíceis para o Borussia Dortmund. Enquanto na temporada passada os Pretos e Amarelos tiveram a quinta melhor defesa, sofrendo 44 gols em 43 xGA, nesta temporada eles estão a caminho de sofrer pouco menos de 60 xGA e apenas a forma irreal de Gregor Kobel os salvou para uma posição muito pior na tabela. 

O Borussia Dortmund conseguiu manter a mesma defesa durante o verão Raphael Guerriero, que foi substituído por Remy Bensabaini. Portanto, uma diferença tão acentuada não pode dever-se apenas a mudanças de pessoal.

Embora Jude Bellingham e Raphael Guerreiro tenham proporcionado muito mais controle em termos de posse de bola, não há razão para que o Borussia Dortmund não tenha um desempenho melhor. Esses problemas repetidos foram demonstrados especificamente no caso de Mats Hummels, que concedeu pênaltis contra o Hoffenheim e o Union Berlin, além do cartão vermelho contra o RB Leipzig.

Cada instância o viu forçado a fazer um desafio contra os jogadores que estavam atrás. Embora Hummels deva saber que não pode agir de forma tão precipitada, nenhum defensor deve ser consistentemente colocado em cenários de alto risco, o que significa que as coisas provavelmente correrão mal.

Sucesso na Liga dos Campeões da UEFA

Foi uma história semelhante na UEFA Champions League para o Borussia Dortmund. Embora os resultados do BVB tenham sido excelentes, o desempenho foi indiscutivelmente inferior.

Além de exibições convincentes contra um time do Newcastle que perdeu metade do XI titular, o Borussia Dortmund teve muitas dificuldades. Apenas o Newcastle sofreu mais xGA que os 10,6 do Dortmund e apenas o Newcastle novamente acumulou menos que os 8 xG do BVB.

Isto indica mais uma vez que o sucesso do Borussia Dortmund se deve a duas coisas. A primeira foi defesas incríveis, incluindo a de Gregor Kobel contra o Newcastle fora de casa, na cobrança de pênalti de Olivier Giroud e no bloqueio incrível de Niklas Süle sobre Kylian Mbappe. O segundo teve resultados de sorte em outros lugares, com o Milan não conseguindo vencer o Newcastle em casa, apesar de controlar todas as fases do jogo.

A perseverança do Borussia Dortmund, apesar de estar no último lugar do grupo após duas rodadas, aponta para uma resiliência do plantel que pode ser parcialmente creditada a Edin Terzic.

No entanto, a sua configuração tática no primeiro jogo foi altamente questionável, já que uma ruptura completa com as tácticas típicas do Borussia Dortmund fez com que a equipe não tivesse ideia de como levar a bola para o meio-campo adversário e muito menos para áreas perigosas.

Além disso, contra o Milan, em casa, o Borussia Dortmund não teve capacidade de criar chances diante da Muralha Amarela, uma ocorrência rara. No geral, Terzic não conseguiu fazer com que o Borussia Dortmund jogasse bem na Liga dos Campeões, com o exame de visão correspondendo às estatísticas. Além disso, o heroísmo de Kobel e Süle indica que os resultados devem ser creditados aos jogadores e não ao treinador.