Texto por Colaborador: Redação 11/09/2023 - 03:00

Edin Terzic é treinador do Borussia Dortmund pela segunda vez. Sua popularidade é grande no Signal-Iduna-Park devido ao seu amor autêntico pelo BVB. No entanto, os seus sucessos desportivos nesta jovem temporada não são tão grandes. Cabe um ranking agora publicado, que também o coloca atrás da competição na Bundesliga.

Todavia, deve notar-se desde já que a fonte dos dados a partir dos quais a Sportbild faz esta avaliação não é conhecida. São estimativas? A equipe editorial conhece os números exatos? Em qualquer caso, trata-se do salário anual dos treinadores da Bundesliga.

O problema é o facto de o treinador do Bayer Leverkusen, Xabi Alonso, ganhar agora tanto como o seu jogador mais bem pago, Granit Xhaka, ou seja, seis milhões de euros por ano. Isto coloca-o em segundo lugar na Bundesliga, com o treinador do Bayern, Thomas Tuchel, a ser o superior, com dez a doze milhões de euros.

Os demais lugares são seguidos por treinadores de clubes que, de qualquer forma, não precisam dar muita atenção ao dinheiro. Em terceiro lugar está o treinador do Leipzig, Marco Rose, que deverá ganhar quatro milhões e meio de euros por ano. Atrás dele está Niko Kovac, do VfL Wolfsburg, com (até) quatro milhões de euros por temporada.

Só então, no quinto lugar deste ranking de rendimentos, está Edin Terzic com três milhões e meio de euros por ano, que o Borussia Dortmund lhe paga atualmente. Isto sublinha mais uma vez que o concorrente Bayern opera em dimensões diferentes do resto da liga, mas que a posição de Terzic ainda está longe de ser a de um comandante estabelecido como Thomas Tuchel.

Com o segundo título após vencer a Copa DFB com o BVB, com o campeonato alemão em 2023, ele poderia ter aumentado um pouco. Agora ele tem que fazer novas tentativas para levar o Borussia e a si mesmo ainda mais adiante.

 

Via bvbwld