Texto por Colaborador: 19/06/2020 -

A temporada 2019/20 da Bundesliga está chegando ao fim, e embora o Borussia Dortmund já não tenha mais chance de título e esteja garantido na próxima Uefa Champions League, ainda há algo em jogo nas rodadas finais: o vice-campeonato. Neste sábado, a equipe aurinegra encara o RB Leipzig em confronto que se tornou uma verdadeira “decisão” pelo segundo lugar.

Os resultados desta quarta-feira fizeram do duelo da 33ª rodada ainda mais decisivo na Red Bull Arena. Com a derrota do Dortmund para o Mainz 05 por 2 a 0 e o empate do RB Leipzig contra o Fortuna Düsseldorf por 2 a 2, a distância entre os dois times na classificação passou a ser de apenas três pontos – ou seja, pode ser tirada em uma partida.

As duas equipes têm o mesmo saldo de gols, que é a primeiro critério de desempate. Isso significa dizer que uma vitória contra o Dortmund em casa faz do RB Leipzig o novo vice-líder da competição na penúltima rodada. Para assegurar o vice-campeonato já neste sábado, o Dortmund precisa vencer o jogo em Leipzig. Em caso de empate, a decisão ficaria para a última rodada.

Os prognósticos dão um leve favoritismo ao Leipzig. Segundo casas como a Bet Warrior, uma das principais do Brasil, o time da casa tem uma cotação favorável de 2.30 para 1, contra 2.95 para 1 do Dortmund no confronto deste sábado. No entanto, o desempenho do RB em seu estádio não tem sido muito positivo: são cinco empates nos últimos cinco jogos válidos pela Bundesliga. O último triunfo na Red Bull Arena foi em 15 de fevereiro, contra o Werder Bremen.

Por sua vez, o Dortmund vem de cinco vitórias seguidas como visitante na competição nacional: contra Fortuna Düsseldorf (1 a 0), Paderborn (6 a 1), Wolfsburg (2 a 0), Borussia Mönchengladbach (2 a 1) e Werder Bremen (2 a 0). De quebra, os aurinegros não perdem na casa do rival pela Bundesliga desde 2016.

Vice-campeonato é visto como “obrigação” na diretoria

Foto: Divulgação/BVB

Com a perda de mais um título para o Bayern, os dirigentes não esperam menos que o segundo lugar na Bundesliga. Diretor esportivo do Borussia, Michael Zorc disse que não irá aceitar um relaxamento na reta final do torneio. "Essa é a maneira errada de pensar, e eu também não aceito. Para nós, faz diferença se chegarmos em segundo ou quarto. É sobre dinheiro de TV, mas também sobre prestígio. Queremos sustentar isso. somos o número dois no futebol alemão”, afirmou o dirigente após a vitória contra o Fortuna Düsseldorf na última semana.

O discurso foi ratificado pelo ex-jogador Sebastian Kehl, outro importante dirigente do Borussia Dortmund. "Nosso novo objetivo é claro: agora gostaríamos de nos tornar o segundo melhor time da Alemanha. Podemos e queremos absolutamente alcançar isso, e é isso que o Borussia Dortmund aspira. Todos são obrigados a dar tudo para esse objetivo. Se dermos tudo ao longo de uma temporada inteira e terminar em segundo lugar e, no final, não é nada para se envergonhar”, disse.

Uma possível perda do segundo lugar para o Leipzig pode impactar também na permanência do treinador Lucien Favre para a próxima temporada. Após a má atuação diante do Mainz, Zorc colocou em dúvida a presença do técnico em 2020/2021. A pressão em cima do suíço ficará ainda maior em caso de derrota no sábado.

Relembre o duelo do primeiro turno

No dia 17 de dezembro, Borussia Dortmund e RB Leipzig protagonizaram um dos grandes jogos de todo o campeonato no Signal Iduna Park: um empate por 3 a 3 que acabou frustrando os torcedores presentes, em confronto que acabou marcado pelas falhas defensivas do Dortmund.

Os aurinegros abriram 2 a 0 na etapa inicial, com gols de Weigl e Brandt, mas Timo Werner marcou duas vezes no começo do segundo tempo e empatou o jogo. Dois minutos depois, Sancho voltou a colocar o Borussia em vantagem. Porém, Schick deixou o placar igual novamente. Na ocasião, o Leipzig liderava a Bundesliga e o Borussia lutava para se firmar na briga pelas primeiras posições.

No histórico geral de confrontos pela Bundesliga, a vantagem é do Borussia Dortmund, ainda que mínima: são 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

64 pessoas já votaram