Texto por Colaborador: Redação 08/06/2024 - 00:00

Na Alemanha, o prémio “Golden Boy” ainda não recebe muita atenção. As coisas parecem diferentes no exterior. Este prêmio é entregue anualmente pelo jornal italiano “Tuttosport”, que homenageia o melhor jogador Sub-21 em atividade na Europa. Este ano, dois jogadores do elenco do Borussia Dortmund foram indicados.

Três jogadores que estavam no BVB no momento da premiação receberam até agora o Golden Boy Award. Em 2011 foi Mario Götze, que mais tarde venceu a Copa do Mundo. Em 2020, Erling Haaland, que desde então se mudou para o Manchester City, venceu. No ano passado foi Jude Bellingham quem o BVB transferiu para o Real Madrid por mais de 100 milhões de euros. Lá, Bellingham melhorou novamente em um clube já melhor, de modo que sem dúvida venceria também este ano. Mas Bellingham agora está velho demais para o Golden Boy.

Dois jogadores atuais do BVB poderiam seguir seus passos bastante importantes. Entre os atualmente nomeados - alguns serão eliminados antes da eleição final - estão Jamie Bynoe-Gittens e Youssoufa Moukoko, dois jovens da equipe do técnico Edin Terzic.

No caso de Moukoko, isso pode ser mais surpreendente do que no caso de Bynoe-Gittens, já que Moukoko não foi além da função de jogador suplementar nesta temporada. Embora certamente tenha pontuado como artilheiro, raramente teve impacto decisivo nos jogos em que esteve em campo.

Jamie Bynoe-Gittens também não era um jogador regular e raramente foi usado recentemente. Mas durante toda a temporada ele deixou uma impressão duradoura. O que acaba de colocá-lo na lista dos finalistas do Golden Boy Award.

Mas nenhum deles pode ter esperanças reais no prêmio. Estar entre os indicados deveria ser uma honra suficiente. O favorito é atualmente Lamine Yamal, de 16 anos, do FC Barcelona, à frente de João Neves, do Benfica Lisboa, e Alejandro Garnacho, do Manchester United.

bvbwild