Reprodução / Ziggo SportO Borussia Dortmund deu mais um passo importante rumo à classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões ao golear o Villarreal por 4 a 0 no Signal Iduna Park, nesta terça-feira, pela quinta rodada da fase de grupos. Com o triunfo, o BVB chegou à sua terceira vitória na competição, enquanto os espanhóis seguem em situação delicada, com apenas um ponto conquistado até aqui.
Para o confronto, o técnico Niko Kovac não pôde contar com Maximilian Beier, afastado por distensão muscular, Salih Özcan, que não foi inscrito na competição, e Niklas Süle, com problemas no dedo do pé. Em relação ao empate por 3 a 3 contra o Stuttgart três dias antes, o treinador promoveu cinco mudanças no time titular: Anselmino, Couto, Sabitzer, Svensson e Adeyemi entraram na equipe.
Kovac escalou o Dortmund no seu tradicional sistema 3-4-2-1. Com a bola no pé, os laterais Couto e Svensson subiam bastante e frequentemente se deslocavam para dentro, transformando a formação em um 3-2-5 para explorar a defesa compacta do Villarreal. O time espanhol, organizado em um 4-4-2 escalonado, deixava pouco espaço entre suas duas linhas de quatro jogadores. A estratégia alemã passou pelos lançamentos diagonais de Schlotterbeck para Adeyemi, que sofria marcação cerrada e muitas vezes enfrentava dupla marcação na tentativa de romper o sistema defensivo adversário. Quando surgia oportunidade, o Villarreal aplicava pressão alta e intensa que chegou a incomodar o BVB.
Antes desta partida, o Dortmund havia marcado 24 gols em quatro jogos, cinco a mais que qualquer outro time na competição. Logo aos 11 minutos, Tajon Buchanan chegou a empurrar para o gol pelos visitantes, mas a jogada foi anulada por impedimento. Os donos da casa, responsáveis por 13 daqueles 24 gols, responderam com uma finalização de longa distância de Marcel Sabitzer na metade da etapa inicial, mas a bola foi direto nas mãos de Luiz Júnior.
O Villarreal, que não havia balançado as redes em três dos quatro últimos compromissos pela Champions, não conseguiu acertar o alvo antes do intervalo. A melhor oportunidade veio aos 30 minutos, quando Thomas Partey cobrou falta na entrada da área para Pape Gueye, que finalizou por cima do travessão. Nos minutos finais do primeiro tempo, a pressão alemã aumentou e foi recompensada. No último lance antes do apito, o escanteio de Daniel Svensson gerou confusão na área adversária, e Aarón Anselmino desviou para Serhou Guirassy cabecear de perto e abrir o placar.
Na volta do intervalo, Buchanan voltou a ter chance logo de cara, mas dessa vez parou em bloqueio espetacular de Svensson. Minutos depois, foi a vez de Juan Foyth tentar o heroísmo ao evitar que uma finalização de Karim Adeyemi entrasse, porém o fez com o braço. O árbitro Davide Massa assinalou penalidade e, após revisão do VAR, transformou o cartão amarelo de Foyth em vermelho. Guirassy bateu mal e Júnior defendeu, mas o atacante aproveitou o rebote para ampliar a vantagem.
Perto dos 60 minutos, o Dortmund marcou o terceiro, e desta vez Adeyemi não seria negado. Após troca de passes com Julian Brandt, ele driblou a defesa espanhola, e quando Partey tentou cortar, a bola desviou no próprio Adeyemi e entrou. Com o jogo decidido, os anfitriões ganharam outra penalidade nos minutos finais depois que Adeyemi foi derrubado por Santi Comesaña, mas Fábio Silva acertou o travessão na cobrança. Já nos acréscimos, Svensson subiu para cabecear cruzamento de Pascal Groß e fechar a goleada. Para o Villarreal, já são cinco viagens à Alemanha sem conquistar uma vitória.
A campanha do Borussia Dortmund na Liga dos Campeões terá sequência daqui a duas semanas, novamente em casa. No dia 10 de dezembro, o adversário será o Bodø/Glimt, da Noruega. Antes disso, pelo campeonato nacional, o BVB terá dois confrontos seguidos contra o Bayer Leverkusen: no sábado, fora de casa na BayArena, e na próxima terça-feira, pela Copa da Alemanha, no Signal Iduna Park.
FICHA & CURIOSIDADES
22/01
11:00
Quinten Timber deve recusar o BVB e encaminha transferência para a França
22/01
10:25
BVB acompanha joia brasileira e observa próximos passos na Croácia
22/01
10:00
Imprensa aponta falhas recorrentes e questiona nível do elenco do BVB
22/01
09:44
Hummels critica expulsão no jogo do BVB e cobra revisão das regras
22/01
05:00
Watzke aposta em nova fase de instabilidade do Bayern
22/01
04:00
Negociação com Nmecha: BVB define cronograma para renovação
22/01
03:00
Dortmund busca blindar jovem promessa Kaba
22/01
02:00
Julien Duranville perto de deixar o BVB: transferência para o Basel está encaminhada
21/01
11:00
BVB vê Premier League observar Felix Nmecha para o próximo verão
21/01
10:30
Concorrência inglesa: Fulham intensifica interesse em Oscar Bobb, alvo do BVB
21/01
10:00
“Fracasso total” em Londres: Hummels faz críticas duras ao BVB após derrota para o Tottenham
21/01
09:42
Imprensa critica atuação do BVB após derrota para o Tottenham: “Assustador em intensidade e desarmes”
21/01
05:00
Borussia Dortmund muda estratégia e aceita cláusulas de saída em contratos
21/01
04:00
Negociação por jovem lateral brasileiro enfrenta obstáculo inesperado
21/01
03:00
Jogadores do BVB lamentam atuação fraca na derrota para os Spurs
21/01
02:00
Dortmund acelera investida por promessa ofensiva de 17 anos
20/01
18:50
Borussia Dortmund cai para o Tottenham após expulsão no primeiro tempo
20/01
18:30
Números de Tottenham 2x0 BVB - Champions League 25-26