Texto por Colaborador: Redação 17/01/2026 - 02:00

O Borussia Dortmund segue em excelente momento no aspecto financeiro e acaba de confirmar mais um acordo publicitário lucrativo.

Conforme divulgado pelos aurinegros, a gigante de tecnologia Lenovo passa a ser o "parceiro de inovação em inteligência artificial" do clube.

De acordo com o comunicado oficial, a empresa chinesa fornecerá equipamentos com capacidade de inteligência artificial para aprimorar os processos tanto no estádio Signal Iduna Park quanto na sede administrativa da agremiação.

A tecnologia deve otimizar a análise de dados e também melhorar a tomada de decisões estratégicas em diversas áreas, informou o BVB.

Carsten Cramer, o novo presidente do clube, comentou sobre a parceria: "O Borussia Dortmund representa tradição, mas também progresso. Acreditamos que a tecnologia moderna pode nos ajudar a melhorar em todos os níveis – seja em campo ou na organização. Compartilhamos essa ambição com a Lenovo, e estamos animados com os passos conjuntos rumo a um futuro mais inteligente".

Mirco Krebs, vice-presidente e CCO EMEA da Lenovo, declarou: "A tecnologia pode fazer a diferença – não apenas nos negócios, mas também no esporte de elite. Como parceiro de inovação em IA do Borussia Dortmund, levamos nosso poderoso hardware de inteligência artificial exatamente para onde cada segundo conta: onde decisões relevantes para o jogo são tomadas no menor espaço de tempo".

Segundo o jornal Bild, a Lenovo investirá um valor considerável nesta parceria com o BVB: dois milhões de euros anuais devem ser transferidos ao clube no âmbito da colaboração, inicialmente prevista para durar dois anos.

O acordo com a Lenovo não é o único contrato vantajoso que o Borussia Dortmund fechou recentemente na área de patrocínio.

O novo patrocinador principal, Vodafone, deve pagar 30 milhões de euros por temporada. A renovação com a fornecedora de material esportivo Puma até 2034 teria rendido aproximadamente 400 milhões de euros aos cofres do clube.

A Polestar, fabricante sueca de automóveis elétricos, atua como patrocinadora das mangas e repassa cerca de cinco milhões de euros por ano.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram