Discussão sobre a distribuição dos bilhões da TV em 16 de janeiro

Texto por Colaborador: Redação 22/12/2024 - 02:15

De acordo com informações do kicker, haverá uma assembleia geral extraordinária da DFL em 16 de janeiro de 2025 para discutir abertamente a futura distribuição de bilhões em receitas de mídia.

A DFL irá gerar 1,121 bilhões de euros por temporada a partir de direitos de transmissão nacionais a partir da temporada 2025/26. Face a uma estagnação internacional a um mercado em contracção, o ligeiro aumento de 21 milhões de euros por ano é considerado um sucesso para os dois administradores gerais, Dr. Steffen Merkel e Dr. Marc Lenz.

Mas há semanas que tem havido uma dura luta sobre a futura distribuição dos milhões que as estações de televisão e os portais de streaming estão a injetar no futebol profissional alemão.

O grande debate acontecerá agora no dia 16 de janeiro, antes da recepção de Ano Novo da DFL planejada para esse dia em Frankfurt am Main. De acordo com informações do kicker, o porta-voz do comitê executivo da liga, Hans-Joachim Watzke (Borussia Dortmund), e seu vice, Oliver Leki (SC Freiburg), realizarão uma assembleia geral extraordinária (aoMV) dos 36 clubes das câmaras alta e baixa em 16 de janeiro convidado.

Assim, o número necessário de pelo menos dez clubes com pedidos idênticos para uma “discussão e tomada de decisão sobre orientações recomendatórias para o debate de distribuição” tornou necessária tal reunião. De acordo com os estatutos da liga, na verdade é responsabilidade do comitê executivo adotar a chave de distribuição.

O fato de que poderia haver um aoMV já havia sido indicado no dia 5 de dezembro, quando Watzke, Merkel e Lenz apresentaram os resultados do leilão. Antecipadamente, os clubes tradicionais, em particular, apelaram a um aumento do nível de interesse, o que favoreceu particularmente os clubes com elevado número de torcedores. Atualmente, três por cento do rendimento é distribuído através deste pilar e quatro por cento através do pilar da juventude.

As opiniões são muito diferentes dentro da 2ª liga

Metade da receita é distribuída igualmente dependendo da liga, os restantes 43 por cento são definidos de acordo com o desempenho desportivo. No geral, 80% da receita vai para os clubes da Bundesliga e 20% para a Câmara Baixa.

De acordo com informações do kicker, as equipes da segunda divisão em particular teriam pressionado pela discussão aberta, embora as opiniões dentro da segunda divisão fossem muito diferentes. Há muitos indícios de que as candidaturas provêm principalmente de clubes com um grande passado que desperdiçaram a sua situação outrora confortável, nomeadamente através de erros de gestão.

Conforme Watzke descreveu no início de dezembro, a chave de distribuição deverá estar disponível no decorrer de janeiro. O que seria necessário apenas por motivos de prazo. Os 36 clubes deverão apresentar os documentos de licenciamento com planejamento financeiro concreto para a nova temporada até 15 de março.

via kicker

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

81 pessoas já votaram