Após 45 minutos, o dia de trabalho de Donyell Malen terminou no sábado. Quando a seleção holandesa venceu o Montenegro por 2 a 2, o jogador de 22 anos foi substituído no intervalo. Malen também conhece as substituições precoces e a falta de participação em gols desde o tempo que chegou ao Borussia Dortmund. A maior transferência do verão ainda não chegou realmente ao BVB. Embora já tenha estado em campo 17 vezes sob o comando do técnico Marco Rose, Malen contribuiu muito pouco. Ele marcou apenas um gol e deu duas assistências.
Estas são estatísticas que os dirigentes de Dortmund obviamente não esperavam. De acordo com o bem relacionado jornalista do 'The Athletic' Raphael Honigstein, os “membros do clube” estão surpresos com a extensão dos problemas de adaptação de Malen. Citando uma fonte próxima à equipe, Honigstein relata ainda que a equipe técnica do BVB gostaria que Malen "mantivesse o foco" por mais tempo. O atacante deve usar seu ritmo de forma menos esporádica. O fato de ele estar desconcentrado nos jogo é visto como um problema mental e não um problema de condicionamento.
Esta interpretação é também a razão pela qual os dirigentes decidiram finalmente tornar públicas as suas críticas à Malen. Michael Zorc disse recentemente ao 'kicker' que era óbvio “que Donny ainda não mostrou o que esperávamos. Ele irradia muito pouco perigo de gol e oferece muito pouco. Temos que trabalhar com ele nisso. "
Rose explicou no contexto da derrota por 1: 2 contra o RB Leipzig: “Para Donny, trata-se de se acostumar com a Bundesliga, o ritmo, o físico, mas ele também tem que trabalhar a sua mentalidade. É importante que ele gaste muita energia contra a bola para entrar em outras situações. " Malen tem que estar convencido "que isso é importante para ele. "
No entanto, Zorc, Rose e Honigstein concordam que o Dortmund ainda é paciente com o holandês de 22 anos. É muito cedo para avaliar os 30 milhões de novos contratados do PSV Eindhoven. Afinal, Malen mostrou suas enormes habilidades repetidas vezes no decorrer da temporada até agora. Se ele conseguir colocar isso no gramado regularmente, ele ainda poderá assumir o papel pretendido quando foi feita a transferência.