O rebaixamento do Schalke 04 está aparente há meses, mas acerta a área do Ruhr com força. No arquirrival Borussia Dortmund, a alegria com a queda do rival e a tristeza com a falta de derbies pela primeira vez são provavelmente rudimentares. Norbert Dickel claramente se enquadra no último campo. O locutor do estádio negro e amarelo não quer comemorar que o vizinho passe a próxima temporada na segunda divisão.
"Não gosto que o Schalke seja rebaixado. É um drama. Dói porque as semanas sempre foram especiais", disse a lenda do BVB em um evento de palestra do WAZ . Só haverá derbies locais para o seu clube na nova temporada da Bundesliga se o Bochum defender a sua posição de promoção até o final da temporada. Claro, duelos com a 'equipe do elevador' não são tão importantes quanto o Revierderby 'real'.
Enquanto isso, BVB e Schalke terão de passar muito tempo sem esses confrontos, teme Dickel. “Não acho que eles vão voltar tão cedo”, diz ele. A descida é a consequência lógica de uma “soma de muitos erros”. Dickel mal pode imaginar que o Schalke possa corrigir isso rapidamente. Dois dos três rebaixamentos anteriores dos mineiros tiveram sucesso na recuperação direta, mas a última vez que o S04 passou três temporadas de 1988 em diante.