Texto por Colaborador: Redação 08/09/2025 - 09:10

Mats Hummels, lenda do Borussia Dortmund e campeão mundial em 2014, recebeu sua despedida oficial da seleção alemã neste domingo, em Colônia. Antes da vitória por 3 a 1 sobre a Irlanda do Norte, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o defensor de 36 anos foi homenageado pela Federação Alemã de Futebol (DFB), pelos torcedores e ex-companheiros.

A cerimônia ocorreu 656 dias após sua última partida pela equipe nacional. Hummels foi presenteado pelo presidente da DFB, Bernd Neuendorf, e pelo diretor esportivo Rudi Völler com uma colagem intitulada “Sr. Außenrist” e um porta-retratos com imagens de sua carreira. No telão do estádio, aparecia a mensagem: “Obrigado, Mats”.

Os torcedores prepararam uma grande coreografia na arquibancada sul, exibindo uma camisa branca da seleção com o número 5, ladeada pelas cores da Alemanha. Um estandarte trazia a inscrição: “Magistral, Excelente, Ativo, Forte”, enquanto cânticos ecoavam em homenagem ao zagueiro.

Emocionado, Hummels declarou: "Sempre disse que não me aposentaria da seleção durante minha carreira ativa, que sempre estaria disponível quando o técnico chamasse. Como não fui convocado para a Euro 2024, ficou em aberto. Por isso, fiquei muito feliz quando Rudi Völler me ligou há cinco semanas para falar sobre isso. Foi um bom encerramento."

Hummels estreou pela Alemanha em 2010, contra Malta, e disputou 78 partidas internacionais, marcando cinco gols. Um dos momentos mais marcantes foi o cabeceio decisivo contra a França, nas quartas de final da Copa de 2014, que encaminhou a conquista do título mundial. Sua última atuação foi em novembro de 2023, na derrota para a Áustria.

No futebol de clubes, o defensor conquistou títulos por Borussia Dortmund e Bayern de Munique, incluindo cinco campeonatos alemães. Após encerrar sua passagem pelo BVB, encerrou a carreira em 2025, atuando pela Roma. Antes, já havia sido homenageado oficialmente pelo Dortmund em amistoso contra a Juventus, em agosto.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram