Texto por Colaborador: Redação 28/09/2022 - 07:17

Será ainda mais difícil para os goleiros defenderem um pênalti no futuro. A razão para isso é um ajuste à regra, sobre o qual todos os clubes da 1ª e 2ª da Bundesliga foram informados pela "DFB Schiri GmbH".

De acordo com um comunicado de imprensa da DFB, os árbitros devem punir os goleiros que violarem as regras mais severamente com efeito imediato. Especificamente, é a regra 14. Ela diz: "O goleiro deve permanecer na linha da trave entre os postes da baliza de frente para o executante sem tocar nos postes da baliza, no travessão ou na rede da baliza até que a bola seja chutada. (...) o goleiro deve ter pelo menos parte de um pé sobre, por cima ou atrás da linha de gol quando o pênalti for executado.

Após a cobrança do pênalti, o árbitro deve decidir se o goleiro se moveu muito cedo de sua posição prescrita. Até agora, ainda havia um intervalo de tolerância, que agora foi completamente excluído. De acordo com a DFB, essa discrição foi aplicada apenas a duas das 17 penalidades na temporada 2021/22.

VAR deve intervir

Portanto, se o goleiro sair da linha de gol muito cedo e defender o pênalti, ele deve ser repetido. Isso significa que o VAR também é forçado a intervir caso o árbitro não o veja. A regra já é aplicada internacionalmente. O objetivo é evitar interpretações diferentes devido a poderes discricionários no futuro.

Via kikcer