Texto por Colaborador: Redação 24/10/2024 - 00:00

Matthias Sammer encontra palavras claras após a derrota do BVB por 2:5 contra o Real Madrid. O ex-jogador nacional não conta apenas com a sua equipe, mas também com o futebol alemão.

Após a derrota do Borussia Dortmund por 5 a 2 para o Real Madrid na Liga dos Campeões, Matthias Sammer, conselheiro do BVB e comentarista de TV, criticou claramente o futebol alemão em geral. O ex-jogador nacional alemão ficou profundamente frustrado após o jogo e aproveitou para questionar não só o desempenho da sua seleção, mas também o estado do futebol alemão em geral.

Ao intervalo o BVB ainda vencia por 2-0 graças aos gols de Donyell Malen e Jamie Bynoe-Gittens, mas o Real Madrid virou o jogo na segunda parte e marcou cinco. Para Sammer, que analisou o jogo como comentarista para o Amazon Prime, o segundo tempo do Dortmund foi uma oportunidade para um debate mais amplo sobre a falta de cultura de crítica e aprendizado no futebol alemão.

“Só não gosto de perder, odeio isso”, enfatizou Sammer diversas vezes e deixou claro que derrotas nunca foram aceitáveis para ele. Enfatizou particularmente a ambição ininterrupta do Real Madrid: “Eles deveriam estar cheios. Mesmo assim, eles voltaram depois de uma derrota por 0-2. Estou positivamente com ciúmes disso.

A crítica como oportunidade: Sammer defende lidar com os erros de forma positiva

Outro ponto central de suas críticas foi a falta de tratamento das críticas no futebol alemão. “Tentamos conversar sobre tudo”, disse Sammer e exigiu que as críticas sejam vistas como algo positivo para melhorar. Isto não se aplica apenas ao futebol, mas a todo o país. Aparentemente, ele também se lembrou de uma derrota pessoal, o chamado “Milagre de Uerdingen” em 1986, quando ele e o Dínamo Dresden perderam por 3 a 7 para o Bayer 05 Uerdingen, apesar de uma vantagem confortável. Este paralelo com a derrota do BVB o fez ressaltar mais uma vez o quão importante é não encobrir os reveses, mas sim aprender com eles.

Matthias Sammer concluiu a sua análise com um apelo claro: a Alemanha deve competir com as melhores equipes do mundo e tirar as conclusões certas dos seus sucessos se quiser ser novamente competitiva a nível internacional.

 

via bvbwild