Texto por Colaborador: Redação 06/03/2025 - 03:00

A imprensa ficou intrigada com o desempenho dos jogadores do BVB no empate por 1 a 1 contra o Lille, especialmente pela queda de rendimento no segundo tempo. O que já vinha sendo comentado nos bastidores foi confirmado pelo jornal WAZ nesta noite. O condicionamento físico dos jogadores do Borussia é realmente um grande problema. Pelo menos internamente, isso já foi reconhecido, embora a solução não seja simples.

"O estado físico dos profissionais do Dortmund não é completamente catastrófico, mas definitivamente precisa melhorar, dizem os responsáveis em conversas reservadas", segundo publicação do jornal da região do Ruhr. A falta de preparo físico seria um dos vários motivos pelos quais o time não consegue manter constância em suas atuações. Com o esgotamento da resistência, até mesmo passes simples se tornam menos precisos no final das partidas.

Especialmente o estilo de jogo preferido pelo novo treinador Niko Kovac depende muito da capacidade física dos atletas, explica Christian Woop. O ex-técnico da seleção croata prefere um estilo intenso com pressão alta na metade do campo adversário, com a vantagem de que, quando bem executado, economiza longas corridas defensivas.

Por outro lado, quando essa estratégia falha, os jogadores precisam percorrer distâncias ainda maiores, o que leva a um esgotamento adicional. Muitos metros desnecessários são percorridos, com consequências visíveis no segundo tempo contra o Lille.

 

Sob comando de Sahin, faltou estabelecer base física adequada

Uma solução rápida é dificultada pelo calendário apertado do BVB, que embora tenha sido eliminado cedo da Copa da Alemanha, tem na próxima semana o jogo de volta da Champions League no norte da França. Além de trabalhar o condicionamento físico, o time precisa manter o treinamento normal, e mesmo para isso há pouco tempo na situação atual.

De forma um tanto fatalista, o WAZ conclui sobre a questão física: "Não há mais nada a consertar agora." As bases necessárias deveriam ter sido estabelecidas sob o antecessor de Kovac, Nuri Sahin. Como isso não aconteceu, resta apenas uma abordagem: resolver adequadamente esse problema após o fim da temporada.

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

305 pessoas já votaram