Edin Terzic saiu ou teve que sair, mesmo tendo chegado à final da Liga dos Campeões com o Borussia Dortmund. Na Bundesliga, porém, depois de uma primeira metade da temporada particularmente complicada, eles conseguiram apenas o 5º lugar, o que significou excepcionalmente que se classificaram novamente para a categoria rainha. Nuri Sahin fez algo por Terzic e o BVB está novamente em crise. O que melhorou na forma como o jogo é jogado e o que não melhorou?
Patrick Berger e Nico Lutz investigam esta questão em sky.de e encontram respostas surpreendentes.
Não é preciso repetir os números conhecidos para saber que as coisas estão tudo menos tranquilas no Borussia Dortmund. O clube somou apenas cinco pontos em 21 possíveis fora de casa. Depois do jogo no terreno do Wolfsburg, o clube passou o inverno na 6ª posição da tabela, muito, muito longe dos lugares que necessitam para a Liga dos Campeões. A equipe do treinador Nuri Sahin venceu apenas sete dos quinze jogos, tendo apenas empatado 1-1 três vezes consecutivas.
Antes do jogo em Wolfsburg o BVB estava há três pontos a menos do que sob o comando de Edin Terzic na mesma época. O desempenho potencial pode ser maior, como mostrado em muitos desempenhos convincentes, embora raros. No geral, porém, há uma falta de consistência. Um problema que atormenta o Borussia Dortmund desde Edin Terzic e que Nuri Sahin ainda não conseguiu controlar.
OBVB teve mais sucesso com Terzic do que com Sahin
Sahin joga um estilo de futebol muito mais ativo do que seu antecessor. O aumento nos tempos de posse de bola em comparação com o respectivo adversário é muito maior do que no caso de Terzic. Porém, ele conseguiu um maior número de passes para frente e, portanto, um maior número de ataques verticais por jogo.
A equipe está atualmente a pagar o forte aumento no número de golos marcados com um número de golos sofridos igualmente aumentado em comparação com a época de Terzic.
A equipe pelo menos melhorou significativamente na sua estrutura de jogo. Mas o que também era urgentemente necessário. Na temporada anterior, o BVB teve o pior número de todos os clubes da Bundesliga, com 9,2 perdas de bola por jogo na zona de 40 metros à frente da própria baliza. Atualmente há uma média de três perdas de bola a menos por jogo nas estatísticas. A Sky atribui isso às ações confiáveis de Nico Schlotterbeck e Pascal Groß.
Porém, esses dois não conseguiram mudar nada no baixo número de cruzamentos que o BVB teve. Com 12,6 por jogo, eles melhoraram visivelmente em comparação com os 9,2 da temporada anterior, mas também aqui estão apenas no meio da liga. E isso apesar de ter um recebedor competente em Serhou Guirassy no centro do ataque.
No geral, há melhorias no jogo do BVB em algumas áreas, mas estas não levam a mais pontos do que sob Terzic.