Texto por Colaborador: Redação 01/10/2025 - 04:00

O Borussia Dortmund retoma sua trajetória na Champions League nesta terça-feira enfrentando o Athletic Bilbao no Signal Iduna Park, em sua estreia como mandante na competição nesta temporada.

Após desperdiçar uma vantagem de 4 a 2 nos acréscimos contra a Juventus na primeira rodada e empatar em 4 a 4, o BVB busca sua primeira vitória no torneio. O adversário da vez, o Bilbao, que encara os alemães pela primeira vez na história europeia, vem de uma derrota apertada por 1 a 0 para o Villarreal no Campeonato Espanhol. Foi o terceiro revés dos Leões nas primeiras sete rodadas da temporada nacional.

Além disso, o clube basco também foi derrotado por 2 a 0 em casa pelo Arsenal em sua estreia na Champions League desta edição. Todo esse cenário deve fornecer ao Dortmund a confiança necessária para encarar o duelo.

O gigante da Bundesliga não é novato quando o assunto são adversários espanhóis, tendo medido forças com equipes de LaLiga em diversas oportunidades nas competições europeias. Nesta temporada, inclusive, enfrentará dois times da Espanha apenas na fase de liga: Bilbao e Villarreal.

O histórico contra os espanhóis

Os Aurinegros já encararam times espanhóis em 44 oportunidades no total, distribuídas entre sete clubes diferentes. Dessas, 33 partidas ocorreram na Champions League, sendo que quase metade (16) foi contra o Real Madrid, que notoriamente venceu o Dortmund por 2 a 0 na final da Champions League de 2024.

Contra os Merengues, porém, o Dortmund venceu apenas três vezes, sendo a última em abril de 2014.

O clube alemão também já duelou com o rival de Madrid, o Atlético, em seis ocasiões, com três vitórias e três derrotas para cada lado. Contra o Barcelona, o retrospecto também não é favorável, com apenas uma vitória em cinco confrontos. Essa única vitória, no entanto, veio recentemente neste ano, quando o Dortmund aplicou 3 a 1 no jogo de volta das quartas de final, impulsionado pelo hat-trick sensacional de Serhou Guirassy.

Sevilla e Málaga são os dois times espanhóis contra os quais o Dortmund nunca perdeu.

Em quatro encontros com o Sevilla, o BVB conquistou duas vitórias fora de casa, mas empatou ambos os jogos disputados em seu estádio. Já o Málaga arrancou um empate sem gols na Espanha, mas o Dortmund protagonizou uma virada histórica nos acréscimos do jogo de volta, vencendo por 3 a 2 na caminhada rumo à final da Champions League de 2013.

O fator casa

Especificamente sobre o desempenho como mandante, o Dortmund recebeu times espanhóis no Signal Iduna Park em 16 oportunidades na principal competição europeia, saindo vitorioso em apenas sete delas. Por outro lado, perdeu somente três vezes em casa: uma para o Atlético de Madrid (1996), uma para o Real Madrid (2017) e uma para o Barcelona (2024).

Em resumo, o histórico do Dortmund contra equipes espanholas não é dos mais positivos. Entretanto, os visitantes também encontram dificuldades para superar os alemães jogando no Signal Iduna Park. O Bilbao, que retorna à Champions League após 11 anos de ausência, certamente terá pela frente um desafio considerável.

Categorias

Ver todas categorias

BVB tem chances reais de título da Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

124 pessoas já votaram