Texto por Colaborador: Redação 22/12/2023 - 01:00

No Borussia Dortmund, após o segundo semestre fracassado, a bênção da casa está errada, o técnico do BVB, Edin Terzic, é fortemente contado. O treinador de 41 anos ainda é o homem certo para o cargo? E quem poderia seguir Terzic? O especialista da Bundesliga, Marcel Reif, avaliou a situação atual no Revierklub.

“A [única] verdade é que como treinador ele fez do time o vencedor do grupo com Milan, Paris e Newcastle”, Reif iluminou um lado no programa “Bild” “Reif está ao vivo” e também olhou para o outro : “E a outra verdade é que ele não consegue fazer um time ter um desempenho diferente na copa, que estava desanimado, e que agora perdeu quatro pontos para Augsburg e Mainz com os olhos diretos ao treinador."

Para o comentarista de TV de longa data, surge a imagem de uma equipe do BVB que “não está mais disposta a ouvir”. Para Reif, o fato de a equipe do Dortmund ter desabado na segunda parte frente ao Mainz durante a semana também se deveu ao fato de o discurso do treinador aparentemente já não ter sido recebido.

A forma como o BVB lida com o caso Marco Reus, que, segundo vários meios de comunicação, deverá suscitar sentimentos contra Terzic internamente, também não passou despercebida ao treinador. "Não consigo olhar para o vestiário", disse Reif, mas acrescentou: "Mas com Reus dá para sentir o que está a acontecer lá".

A coisa toda será "um grande tema" porque Reus tem "uma certa maneira" de "tratar-se com a linguagem corporal e as expressões faciais. Isso não pode funcionar", aludiu o homem de 74 anos, entre outras coisas, à emoção frente o Augsburg do ex-capitão de Terzic que nem prestou atenção quando foi substituído

Reif: Apesar de tudo, o BVB pode continuar trabalhando com Terzic até o verão

Para os dirigentes do BVB, o bom desempenho na Liga dos Campeões é agora uma “bênção e uma maldição”. O diretor administrativo Hans-Joachim Watzke and Co. não poderia dizer: “Nada funciona aqui”. Isso torna “complicada” a tomada de decisão sobre o que acontecerá a seguir com Terzic. Se o BVB tivesse sido eliminado da categoria rainha, isso definitivamente significaria o fim do Terzic, especulou Reif.

No fundo, o campeonato perdido pelo treinador no verão continua a assombrá-lo. “O time não o perdoa, os torcedores lembram de novo”, disse o comentarista de TV, que analisou que Terzic não chegou mais ao time. "Algo está preso, então geralmente você precisa agir."

Mas: "Ele é o sétimo treinador em oito anos - esteve lá duas vezes. Estas são as condições do Schalke. Isso também se reflectiria no Sr. Watzke [se Terzic tivesse de sair agora]", alertou Reif. O técnico do BVB enfatizou recentemente que deseja seguir em frente com o treinador.

Questionado sobre o que se passa na cabeça dos responsáveis do Dortmund quando pensam num possível sucessor de Terzic, o homem de 74 anos disse: "Penso que querem Julian Nagelsmann depois do Campeonato da Europa".

Outros candidatos negociados, como Urs Fischer ou Oliver Glasner, provavelmente não são alternativas reais como soluções de curto prazo, especulou Reif. "Acho que eles vão continuar com Terzic até o verão." (via sport.de)