Texto por Colaborador: Redação 20/11/2023 - 02:00

A rejeição dos Sub-21 ao profissional do BVB, Karim Adeyemi, continua a causar impacto. Em vez de fazer uma viagem internacional, o atacante ficou no Borussia Dortmund. A DFB está visivelmente frustrada. Marcel Reif também enfrenta o renegado.

Em seu programa de imagens “Reif ist Live”, o comentarista de futebol de longa data é questionado pelo moderador se ele consegue entender a decisão de Adeyemi. Resposta de Reif: "Só se ele também tivesse recusado o Sr. Nagelsmann se ele tivesse tido a ousada ideia de convidá-lo para a seleção principal."

E ainda: “Se fossem apenas os Sub-21 que não eram atraentes o suficiente para ele, então estou tão chateado quanto eles”, disse o suíço na direção do igualmente irritado moderador. Reif acredita que não está sozinho nesta atitude.

O especialista em futebol suspeita que os tomadores de decisão da DFB terão em mente a renúncia voluntária do profissional Sub-21 do BVB na próxima vez que se tratar de uma missão internacional. O julgamento severo de Rei em relação a Adeyemi: “Isso é impróprio. Soma pontos."

Na verdade, o homem de 73 anos pode estar certo. Julian Nagelsmann recomendou recentemente o atacante Adeyemi do BVB para jogar pelos Sub-21. O cancelamento provavelmente não será muito bem recebido pelo comandante germânico.

Antonio Di Salvo, treinador da seleção alemã sub-21, já havia manifestado a sua decepção. Ele aceitou a decisão, mas também enfatizou que as qualidades de Adeyemi certamente poderiam ter sido aproveitadas.

O presidente da DFB, Bernd Neuendorf, expressou-se mais claramente na ProSiebenMaxx: “É um sinal dele o quanto ele considera isso importante. É difícil forçá-lo a ir para lá, isso não ajuda o time se você tem jogadores que tem que arrastar para cá.”

No entanto, Reif também responsabiliza o BVB no caso Adeyemi. O clube também “parece mal”. Reif: “Cada um pode decidir por si se quer ir para a seleção nacional ou não, com todas as consequências. Mas você faz parte de um clube, de uma equipe, de uma comunidade de valores. E eu esperaria que os adultos o impedissem de fazer isso.”

No entanto, Reif restringe que não sabe se o BVB pode ter tentado isso. Ele ainda gostaria de ter uma comunicação diferente. “Eu ficaria feliz se ouvisse algo assim do Dortmund: 'Nós tentamos, ele não quis ouvir.' Mas então as coisas ficam ainda piores”, diz Reif.

De qualquer forma, a situação geral é agora difícil. Ou, nas palavras de Reif: “Você não pode sair da bolsa. É desagradável. Feio." (via Ruhr24)