O Borussia Dortmund corre o risco de perder o contato com as fileiras europeias. No início do novo ano da Bundesliga, o BVB escorregou e está muito aquém das suas próprias expectativas. Circunstância pela qual, segundo o comentarista de TV Mario Basler, uma pessoa em particular é responsável: o técnico Nuri Sahin.
Dependendo do resultado dos jogos de domingo da Bundesliga, o Borussia Dortmund podia cair para a nona posição na tabela, mas acabou em 8°. O BVB, que começou a temporada como candidato ao título, tem enfrentado enormes dificuldades até agora em 2024/25. Segundo o ex-jogadore profissional Mario Basler, isso se deve em grande parte às decisões tomadas pelo técnico Nuri Sahin, conforme explicou Basler no formato de palestra “Doppelpass”.
"Estou perdendo o ponto para o Borussia Dortmund. Vocês não têm uma figura de destaque. Não há nada parecido em campo. O que o Borussia Dortmund representa?", ele perguntou ao grupo no "Sport1" e acrescentou: "Vocês têm?" um estádio de classe mundial ", você tem espectadores de classe mundial, você tem um clima no caldeirão, e depois você tem jogadores de futebol correndo por aí, entre os quais não há um único jogador expressivo..."
Quando o grupo apontou jogadores como Pascal Groß ou Marcel Sabitzer que precisavam de mostrar mais, Basler interveio claramente: "O treinador certificou-se de que seriam desmantelados".
BVB: Basler está irritado com as decisões de Sahin
Basler explicou: "Nuri Sahin não deixou Sabitzer, que teve uma excelente temporada no ano passado, jogar os dois primeiros jogos. Sahin fez coisas no início da temporada em que só queria fazer uma declaração, que declaração, treinador forte ele é." Mas isso não funcionou de jeito nenhum.
Conclusão de Basler: "Ele fez tudo errado, Sahin fez tudo errado desde o início no Borussia Dortmund." Segundo o então ex-profissional do Bayern, muitos já haviam esquecido que o BVB estava na final da Liga dos Campeões há pouco mais de seis meses.
"Não é possível desmantelar três ou quatro jogadores ao mesmo tempo que antes jogavam bem. Sahin já estava no clube como assistente técnico e viu o quão forte Sabitzer era. E agora de repente ele não o deixa jogar. Esses são problemas caseiros pelo qual Sahin é o responsável. E assim foi no jogo de sexta-feira: Sahin foi o responsável pelo primeiro gol", Basler colocou o dedo na ferida.
O antigo atacante da Bundesliga, Jan-Age Fjörtoft, acrescentou: "O problema está no BVB: se uma pessoa não joga bem, as outras muitas vezes não percebem, então cinco ou mais jogam mal. Eles caem juntos".
Nils Petersen também concordou com Basler quanto à ideia de jogo na vitória por 2-3 sobre o Bayer Leverkusen, onde os aurinegros marcaram gols madrugadores.
Petersen alerta BVB sobre “catástrofe”
“A abordagem foi errada, sair brincando da defesa no início e combinando. E na frente você tenta pressionar, não funciona, e de repente há dois onze estreantes na defesa, quatro contra quatro contra um Werkself bem treinado. É aí que eu digo: a abordagem está errada”, disse o ex-atacante.
Segundo Petersen, perder a Liga dos Campeões seria “uma catástrofe” para o BVB. Porque: “Você realmente quer ser o número dois na Alemanha”.
Segundo o ex-Freiburger, o Dortmund está numa “situação muito perigosa. Agora tem 25 pontos em 16 jogos, isso é uma catástrofe. , estava claro para mim que eles perderiam", disse Petersen claramente.
Mario Basler ainda questiona o papel de Nuri Sahin como líder: "Ele não tem carisma, ele se afunda em si mesmo. A referência do treinador à tensa situação pessoal não é desculpa". Em vez disso, o BVB precisa urgentemente de uma linha clara e de mais liderança – tanto dentro como fora do campo.
via sport.de